TJDFT oferece ao usuário maior disponibilidade de acesso aos sistemas

por TT — publicado 2016-02-26T18:55:00-03:00

Nessa sexta-feira, 26/2, foi efetivada a configuração do Sistema Autônomo de Internet após a recente autorização do Registro.br. Com isso, o Tribunal cumpre a Resolução 211/2015 do Conselho Nacional de Justiça e oferece aos usuários maior disponibilidade de acesso aos seus sistemas e serviços, incluindo o Processo Judicial Eletrônico – PJe, bem como ganha maior autonomia para gerenciar sua própria rede de Internet.

Ao tornar-se Sistema Autônomo, o Tribunal atinge a “maioridade” no que diz respeito à infraestrutra de acesso à internet, uma vez que deixa de ser um usuário de internet e passa a ser um dos nós da rede mundial de computadores e contar com maior gama de endereços próprios, ao invés de usar o endereçamento de outras operadoras. A capacidade total de tráfego de Internet dobrou, passando para 600 mbps, e o número de endereços públicos disponíveis quadruplicou, passando para 510 endereços IP.

A partir de agora, o acesso aos sistemas e aos serviços fornecidos e utilizados pelo Tribunal será feito por meio de dois links simultâneos de internet, garantindo a continuidade no acesso, mesmo que uma das operadoras apresente problemas. Em caso de paralisação em um dos links, o tráfego é redirecionado automaticamente para o link secundário, por meio de roteamento dinâmico, sem que o acesso do usuário seja interrompido. O PJe já está usufruindo dessa nova infraestrutura, o que contribui para maior disponibilidade do sistema.

A modernização da Justiça do Distrito Federal é meta da Administração do Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que já em seu discurso de posse ressaltou: “Lutaremos por uma justiça moderna, eficiente, transparente e com foco no alvo principal, o jurisdicionado". 

O Registro.br é responsável pelo registro de domínios brasileiro, além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços de internet.