TJDFT disponibiliza Plano de Logística Sustentável na internet

por ASP — publicado 2016-01-18T17:25:00-03:00

plano de logistica sustentavel - geralO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT disponibilizou, para consulta no site do Tribunal, o Plano de Logística Sustentável - PLS-TJDFT , aprovado no dia 18/12/2015, em sessão do Tribunal Pleno Administrativo. O mesmo pode ser acessado no link Transparência > Contas Públicas > Plano de Logística Sustentável, ou clicando aqui.

O Plano de Logística Sustentável do TJDFT é um instrumento vinculado ao Plano Estratégico do Tribunal, de 2015 a 2020, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, com vistas à maior eficiência dos gastos públicos e da gestão dos processos de trabalho do Tribunal.

A primeira edição do PLS-TJDFT contempla os anos de 2015 e 2016, com metas, ações, objetivos e responsabilidades definidas, prazos de execução, mecanismos de diagnóstico e monitoramento, bem como avaliação de resultados que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade no Tribunal. O instrumento segue a Resolução 201 do Conselho Nacional de Justiça, que trata da implantação do PLS e de núcleos socioambientais nos órgãos do Poder Judiciário.

Para viabilizar a implantação do PLS no âmbito do Tribunal, foi publicada a Portaria Conjunta 53/2015 que criou a comissão gestora do PLS-TJDFT, além de quatro grupos executivos, responsáveis por propor e executar os planos de ação de cada área. Os membros dessas comissões foram designados pela Portaria GPR 1006/2015. Eles se debruçaram sobre os seguintes temas: compras e contratações sustentáveis; consumo de recursos naturais; consumo de recursos administrativos; qualidade de vida no trabalho, comunicação e capacitação para sustentabilidade.

Das reuniões das comissões executivas e gestora surgiram os indicadores, as metas e os planos de ação do atual PLS-TJDF. Ao todo são 65 indicadores, agrupados em quinze categorias: 1. papel; 2. descartáveis; 3. impressões; 4. processo eletrônico; 5. energia; 6. água; 7. coleta seletiva; 8. qualidade de vida no trabalho; 9. sensibilização; 10. vigilância; 11. limpeza; 12. telefonia; 13. combustível; 14. veículos e 15. layouts.

Os indicadores e ações previstos no PLS-TJDFT serão monitorados e, anualmente, será elaborado relatório de desempenho do Plano, que irá subsidiar o Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, a ser elaborado e publicado pelo CNJ.