Juíza do TJDFT fala sobre intimações via WhatsApp à TV Justiça

por ACS — publicado 2016-07-06T13:05:00-03:00

Juíza WannessaA juíza Wannessa Dutra Carlos, titular do Juizado Especial Cível do Guará, concedeu entrevista ao Jornal da Justiça, da TV Justiça, nessa terça-feira, 5/7, sobre a comunicação dos atos processuais por meio do WhatsApp.

A magistrada explica que a prática tem sido bem aceita pela população, auxiliando a realização de intimações, a busca de alvarás e outros atos processuais. A ferramenta, que é usada mediante autorização prévia da pessoa que busca o juizado, possibilita realizar os trâmites judiciais com maior rapidez, baixo custo e agilidade, e conta com o benefício da criptografia das mensagens.

WhatsApp

As intimações via WhatsApp tiveram início no âmbito do TJDFT por sugestão da juíza Fernanda Dias Xavier que, após consulta à Corregedoria da Justiça do DF, passou a utilizar o recurso no Juizado Especial Cível de Planaltina, em outubro de 2015, como projeto piloto, com o propósito de aumentar a celeridade e promover mais economia no custo do processo. Com os índices de aproveitamento na ordem de 98% no Juizado de Planaltina, a ideia foi adotada também pela juíza Wannessa Dutra Carlos, do Juizado Especial Cível do Guará. (Saiba mais)

Clique aqui para assistir à matéria.