Magistrada do TJDFT participa de debate sobre intimação via WhatsApp

por SB — publicado 2016-07-05T18:30:00-03:00

imagem com linkA juíza Fernanda Dias Xavier, do Juizado Especial Cível de Planaltina, participa, nesta quinta-feira, 7/7, às 19h, do Debate Sobre Intimação Via WhatsApp, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal. O evento terá lugar no auditório térreo da sede da OAB/DF, que fica na 516 Norte, e contará também com os debatedores Jorge Amaury Maia Nunes, doutor em direito, Fernando Assis, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF e Hellen Falcão, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB/DF.

As intimações via WhatsApp tiveram início no âmbito do TJDFT por sugestão da juíza Fernanda Dias Xavier que, após consulta à Corregedoria, passou a utilizar o recurso, em outubro de 2015, como projeto piloto, com o propósito de aumentar a celeridade e promover mais economia no custo do processo.

A magistrada explica que a intimação por WhatsApp é muito mais ágil, rápida e barata do que se fosse feita via oficial de Justiça. Conta que boa parte dos moradores de Planaltina trabalha fora da cidade, permanecendo ausente durante todo o dia. Isso dificulta o trabalho dos oficiais de Justiça, o que a levou a considerar a possibilidade de uma intimação via telefone celular. Com os índices de aproveitamento da ordem de 98% no Juizado de Planaltina, a ideia foi adotada também pela juíza Wannessa Dutra Carlos, do Juizado Especial Cível do Guará.