TJDFT aperfeiçoa parceria com a PM para combater violência doméstica em Santa Maria

por AF — publicado 2016-07-04T19:45:00-03:00

No intuito de fortalecer a rede local de atenção às mulheres vítimas de violência e combater de forma mais efetiva essa triste realidade, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santa Maria – DF, por meio de iniciativa da juíza Gislaine Carneiro Campos Reis, está reforçando a parceria com a Polícia Militar. O objetivo é de aprimorar a prevenção e intervenção nos casos de violência doméstica e familiar na região.

O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo. O Distrito Federal está em 7º lugar no triste ranking nacional dos estados brasileiros com maiores taxas de feminicídios (homicídios femininos pelo fato de ser mulher). O Entorno do DF abrange 8 dos 15 municípios mais violentos do Estado de Goiás em termos de feminicídios, de acordo com dados do Mapa de Homicídios no Brasil (Waiselfisz, 2012, 2015).

No dia 5/7, o TJDFT promoverá a palestra “Violência Doméstica: mitos, fatos e intervenção profissional e policial”, que será ministrada pelo psicólogo do Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais – SERAV/SEPSI/TJDFT, Fabrício Lemos Guimarães (Doutor e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura), para 40 policiais do 26º BPM. O evento ocorrerá na Sala de Multifunções do Fórum de Santa Maria, à partir das 14 horas.

O objetivo é reforçar a importância da atuação em rede, especialmente do sistema judicial, psicossocial e policial. O palestrante trará diversos exemplos nacionais e internacionais de sucesso de atuação das organizações policiais em coordenação com o sistema de justiça, inclusive alguns protocolos espanhóis e portugueses. Será abordado também a necessidade de capacitação contínua de todos profissionais que lidam com a violência doméstica, bem como a importância de cuidar do cuidador como meio de evitar o adoecimento psíquico e de melhorar o atendimento às mulheres, homens e demais envolvidos nessa dinâmica de violência.

Com o aprimoramento da Rede de Atenção de Santa Maria-DF pretende-se dar mais efetividade à prevenção da violência, bem como ajudar as pessoas envolvidas a quebrar esse ciclo, por meio de uma ação mais humanizada e integrada dos profissionais que atuam na área.