TJDFT prepara-se para adotar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI

por SB — publicado 2016-07-04T15:25:00-03:00

Sistema SEIO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT prepara-se para assinar, nos próximos dias, termo de adesão ao Acordo de Cooperação Técnica nº 10/2016, firmado entre o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil. O documento dará ao TJDFT o direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações. Conhecido como Sistema SEI e já utilizado com sucesso por vários órgãos, o sistema, que está sendo cedido gratuitamente para utilização nos demais tribunais brasileiros, consiste em software 100% livre, criado pelo TRF4 para gerenciar eletronicamente documentos e processos administrativos.

No âmbito do TJDFT, a implantação do Sistema SEI está prevista no Plano de Administração do Biênio 2016-2018. Por meio da Portaria Conjunta nº 43, de 21/6/2016, o Presidente, o 1º Vice-Presidente e o Corregedor do TJDFT, desembargadores  Mario Machado, Humberto Ulhôa e José Cruz Macedo, designaram servidores para compor grupo o gestor responsável pela implantação do Sistema no Tribunal. Como responsável pela coordenação dos trabalhos de implantação e gerenciamento do Sistema, foi designada a Secretária de Gestão Documental. Os trabalhos estão sendo acompanhados também pelos magistrados Gilmar Tadeu Soriano, juiz assistente da Presidência, e Lizando Garcia Gomes Filho, juiz assistente da 1ª Vice-Presidência, que participaram ativamente na interlocução com os órgãos parceiros para a implantação do sistema.

O grupo gestor ainda será composto pelo Secretário-Geral do TJDFT, que o presidirá; pelos  chefes de gabinete da Primeira Vice-Presidência, da Corregedoria e da Secretaria Geral; pelos secretários de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e de Soluções de Tecnologia de Informações, e também pelo Coordenador da Assessoria de Apoio à Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Segurança da Informação.

Com a implantação do sistema, o TJDFT pretende diminuir o consumo de papel e outros gastos e dar mais agilidade à tramitação dos processos administrativos. Ao mesmo tempo, o Sistema dará maior eficiência e segurança aos processos.