1º Juizado Cível de Ceilândia será o segundo 100% PJe do DF

por SB — publicado 2016-06-13T13:40:00-03:00

100% PJeUm projeto piloto aprovado pelo Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico transformará o 1º Juizado Cível de Ceilândia no segundo juizado do Distrito Federal no qual 100% dos processos tramitarão eletronicamente. O primeiro é o Juizado Cível de Águas Claras, que já começou sua existência atuando por meio do PJe.

A previsão para o 1º Juizado de Ceilândia é que, até o final deste mês, seja concluída a migração para o meio eletrônico dos processos que ainda tramitam em papel. A decisão foi tomada na reunião do Comitê, presidido pelo desembargador Flávio Rostirola, na sexta-feira, 3/6, e a equipe do Juizado começou a trabalhar no projeto já na segunda-feira, 6/6.

Os trabalhos incluem a digitalização dos feitos, a implantação no Sistema PJe e o contato com advogados e partes, comunicando a mudança e informando o novo número do processo.

O 1º Juizado Cível de Ceilândia passou a operar por meio do PJe em 29 maio de 2015. A partir dessa data, todos os novos feitos passaram a ser distribuídos eletronicamente, mas os processos anteriores seguiram sua tramitação pelo meio físico. Pouco mais de um ano depois, o número desses processos físicos é de apenas 138, contra mais de 1.100 feitos em meio eletrônico.

Dessa forma, o Comitê Gestor decidiu pela digitalização dos processos legados, levando-os também para o Sistema PJe. Na realização desse propósito, o cartório do Juizado dará ampla divulgação da mudança aos interessados e estará disponível para dirimir quaisquer dúvidas que possam surgir.