Criado o Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores

por MLC — publicado 2016-06-17T18:05:00-03:00

CNJA partir da instituição do novo Código de Processo Civil, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ desenvolveu o Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores. O banco de dados do Cadastro Nacional conta com informações e contatos de mediadores e conciliadores de todo o Brasil que atendem os padrões definidos pelo CNJ.

Podem encaminhar solicitação para cadastramento de mediadores, cidadãos formadas em curso superior há, pelo menos, dois anos e com certificado em mediação judicial, e também as Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação.

A manutenção do cadastro nacional permitirá que o CNJ possa, futuramente, avaliar os níveis de desempenho de mediadores e conciliadores de todo o país, o percentual de acordos e outros recortes possíveis com base nos registros.

TJDFT

O TJDFT realiza mutirões e semanas de conciliação desde 2003. Conta ainda com um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC e 16 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e de Cidadania – CEJUSCs, todos vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada atualmente pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.