Juízes da infância e juventude do DF participam de entrega de gibis ao sistema socioeducativo

por NC/SECOM/VIJ — publicado 2016-06-22T13:55:00-03:00

Entrega de gibis - sistema socioeducativoO juiz da Vara Regional de Atos Infracionais da Infância e da Juventude, Márcio da Silva Alexandre, e a juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal, Lavínia Tupy, participaram, na segunda-feira, 20/6, de evento de entrega de 10 mil gibis aos jovens da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião – UIPSS.

Os gibis foram arrecadados em campanha promovida pela Vara da Infância e da Juventude – VIJ/DF, por meio do seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã, em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal – CIJ/DF. A supervisora da Rede, Flávia Fonteles, também prestigiou o evento de entrega dos gibis na UIPSS.

A campanha realizada de 4 de abril a 20 de maio arrecadou mais de 10 mil exemplares destinados aos adolescentes do sistema socioeducativo. Além da UIPSS, os gibis farão parte das bibliotecas das Unidades de Santa Maria – UISM, que atende meninos e meninas, e de Atendimento Inicial – UAI/NAI, para onde são levados os jovens após a apreensão pela polícia.

Segundo o juiz Márcio da Silva Alexandre, idealizador da campanha, a doação de gibis representa uma oportunidade aos jovens. “Muitos deles nunca tiveram acesso a isso e agora podem encontrar um novo caminho”, afirmou. O objetivo é estimular o hábito da leitura entre os adolescentes do sistema socioeducativo.

“O gibi desperta o interesse pela leitura; é a porta para que vocês cheguem aos livros e sigam por esse caminho de educação”, disse o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, aos socioeducandos da UIPSS durante a cerimônia de entrega dos gibis.

No evento, alguns jovens leram textos sobre suas relações com a leitura e mostraram que a oportunidade pode fazer diferença em suas vidas. “Quando abro um livro, sinto-me libertado das grades que me oprimem”, leu um dos adolescentes. "A leitura ajuda a gente a ter paciência, calma, controle e raciocínio", dizia outro trecho.

Com fotos e informações da Secretaria da Criança do DF