Memorial do TJDFT recebe exposições de fotografia e pintura na próxima semana

por SS — publicado 2016-06-14T15:05:00-03:00

Memorial TJDFT exposição junhoAs exposições do calendário 2016 do Memorial TJDFT continuam. Na próxima segunda, 20/6, o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebe, às 16h, a exibição de pinturas acrílicas sobre tela "Instantes de Amor”, do artista plástico Alexsandro Almeida; e a exposição de fotografias "Um Museu Particular”, da artista Denise Vourakis. As mostras ficam abertas ao público até o dia 1º de julho.

Alexsandro de Brito Almeida é natural de Barreiras, BA, formado em Pedagogia e também graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UnB.  Já ganhou vários prêmios de arte, sendo o mais recente o terceiro lugar no Prêmio SESC de Pintura em Tela Cândido Portinari 2014, em Brasília.

Em “Instantes de Amor”, o artista traz ao Tribunal 12 obras que representam as mais variadas nuances desse sentimento. Seus trabalhos são permeados por cores chapadas, vivas, contrastantes, herdadas de uma cultura visual interiorana dos retalhos e artesanato, aliadas à cultura acadêmica. Uma mistura de arte naïf, kitsch, pop, artesanato, ilustração e experimentações.

Denise Vourakis é formada em Psicologia e Artes Plásticas pela UnB. Ela tem longa experiência em trabalhos como arte-terapeuta em diversas instituições de saúde mental. Ao mesmo tempo em que desenvolveu sua produção artística, Denise passou a fazer atendimento clínico individualizado e se especializou em psicanálise e psicologia analítica.

“Um Museu Particular” é resultado de uma pesquisa iniciada na UnB. Os registros fotográficos buscam contar histórias de moradores de Brasília por meio de objetos que desvendam um universo particular, e evocam lembranças compartilhadas por uma geração, por uma cultura, em um espaço geográfico.

Serviço

Para apreciar as pinturas e fotografias dos artistas, basta visitar o Memorial TJDFT, localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.

O Espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.