PJe – melhoria lançada pelo TJDFT agiliza cumprimento de mandados

por SB — publicado 2016-06-10T13:35:00-03:00

PJeUma melhoria dentro do sistema do Processo Judicial Eletrônico – PJe destinada a agilizar o trabalho dos oficiais de justiça está sendo desenvolvida em projeto piloto do TJDFT. Trata-se de funcionalidade que tornará mais eficaz o uso de tablets e outros dispositivos móveis, trazendo duas inovações significativas: retirada de passos desnecessários no cadastro de certidões de mandados e a possibilidade de que o oficial de justiça digite e salve certidões logo após o cumprimento da diligência. As inovações poderão beneficiar tribunais de todo o Brasil.

Anteriormente, ao cadastrar certidões, o oficial de justiça precisava preencher os dados em duas telas diferentes, repetindo algumas informações. A nova ferramenta elimina a redundância no preenchimento, reduzindo o retrabalho e agilizando a rotina dos oficiais.

Outra funcionalidade que está sendo testada por meio de tablets é a possibilidade de preencher os dados da certidão in loco e salvá-los imediatamente, para posterior envio ao cartório.

A atualização foi lançada em 31/5 e tem sido bem recebida pelos oficiais de justiça. Posteriormente, deverá ser disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça, aos tribunais de todo o Brasil.