Sistemas do TJDFT ficarão indisponíveis no fim de semana

por SB — publicado 2016-06-02T16:20:00-03:00

Indisponibilidade sistemas CachéA partir das 20 horas desta sexta-feira, 3/6, todos os sistemas e bancos de dados do TJDFT estarão indisponíveis por um período previsto de 48 horas. Nesse intervalo, será atualizado o gerenciador de banco de dados Caché, principal plataforma da base de dados dos sistemas do Tribunal.

Dos 43 sistemas internos do TJDFT, 34 usam o Caché que, entre outros, abriga diretamente o Sistema Judicial Único - SISTJ, o Sistema de Acompanhamento Processual de 2ª Instância - SISPL, o Diário de Justiça Eletrônico - DJe, o Sistema de Processos e Documentos Administrativos – SIPAD e o Sistema de Administração de Recursos Humanos - STARH. Os demais sistemas estão também ligados ao Caché, ainda que de forma indireta, inclusive o Sistema PJe que utiliza o banco de dados PostgreSQL, mas acessa o banco de dados Caché de forma indireta, na assinatura de acórdãos e envio de matérias para o DJe e, portanto, também será beneficiado pela migração.

A atualização tem o objetivo de propiciar melhor desempenho dos sistemas, mais segurança, utilização mais plena dos recursos, maior integração, menor tempo de resposta e melhor escalabilidade, que consiste na capacidade de crescer para atender as novas demandas, mantendo a qualidade do serviço. Sem a medida, existe risco de travamentos e instabilidades nos sistemas. Com a implantação da versão atualizada, o Tribunal poderá contar novamente com o suporte técnico oferecido pela empresa fornecedora, o que não era mais possível com a versão de dez anos atrás. A última atualização do Caché foi realizada em 2006.

Para efetivar a migração, a Secretaria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação - SETEC, a Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação - SETIC e a Assessoria de Governança em TI – AGSI estão realizando testes nas partes críticas dos sistemas, sempre apoiados pelos grupos gestores dos sistemas judiciais e administrativos. As equipes da SETEC, SETIC e da Secretaria Especial do Processo Judicial Eletrônico - SEJPE estarão prontas para remediar qualquer questão informada pelos usuários.