TJDFT é homenageado na CLDF por combate ao fumo

por DM — publicado 2016-06-01T13:55:00-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT foi homenageado, na manhã desta quarta-feira, 1º/6, em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF, pelo desenvolvimento do programa "Com Saúde, Sem Tabaco”. A cerimônia foi realizada em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31/5. A servidora Marcela Bittencourt, da Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM, recebeu a Moção de Louvor em nome do TJDFT. Também representaram o TJDFT a servidora Margarete Cusinato, do CAM, e Robson Cardoso, do Serviço Médico - SERMED.

Compuseram a Mesa de Honra a deputada Celina Leão, presidente da CLDF; o deputado Bispo Renato Andrade; o subsecretário de saúde do Distrito Federal, Dr. Daniel Seabra; o médico aposentado da Secretaria de Saúde do DF, Dr. Celso Antônio Rodrigues da Silva; a consultora para Controle de Tabaco da OPAS/OMS no Brasil Adriana Bacelar; a secretária-executiva da Conicq/INCA, Tânia Cavalcante; Valéria Cunha, do Programa Nacional de Controle do Tabaco; Mônica Andreis, da Aliança de Controle ao Tabagismo; e Zohra Abaakouk, da Organização Mundial de Saúde - OMS.

Durante os discursos, foram destacadas ações realizadas e a necessidade de ampliar políticas públicas de combate ao tabagismo, em especial a padronização das embalagens, hoje consideradas verdadeiras peças publicitárias parecidas com embalagens de balas e doces, o que propicia a entrada de crianças no vício do tabaco. A deputada Celina Leão destacou que o Brasil, devido às ações já desenvolvidas, conseguiu reduzir sensivelmente o número de fumantes. Para ela, é necessário "reforçar as ações contra o tabagismo e reforçar as campanhas para impedir que as pessoas entrem no vício"."As pessoas não saem do vício sozinhas. Por isso, estamos parabenizando vocês, que contribuem para ajudar essas pessoas a abandonarem o tabaco", afirmou a deputada, se referindo ao público, formado principalmente por profissionais da saúde.

Desde 2012, o TJDFT, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Pró-Vida, promove o Programa “Com Saúde, sem Tabaco”, com o intuito de prestar assistência aos que sofrem com a dependência do tabagismo e desejam parar de fumar. Os interessados participam de reuniões juntamente com uma equipe multidisciplinar da Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM que estimula a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida de muitas pessoas.

Pró-Vida

O Programa Pró-Vida do TJDFT foi regulamentado pela Portaria GPR 1.434, de 30 de outubro de 2012 e lançado oficialmente em fevereiro de 2013. O objetivo primordial é investir no capital humano dos servidores do TJDFT, que constitui fator diferencial para o Tribunal.

Desenvolvido pela CAM, vinculada à Secretaria de Saúde do TJDFT, o Pró-Vida integra e otimiza ações novas e já existentes e assim organiza e estimula práticas e atividades de promoção de saúde e de prevenção de doenças para servidores e magistrados.