Justiça Comunitária do TJDFT recebe Secretário do GDF
O Programa Justiça Comunitária - PJC do TJDFT recebeu nessa sexta-feira, 29/4, a visita do Secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial e Direitos Humanos - SEDESTMIDH/GDF, no Núcleo de Apoio do Programa, na sede do TJDFT. O Secretário Joe Valle, acompanhado da Chefe da Assessoria Especial do Gabinete da Secretaria, Bel Miranda, foi recebido pela Juíza Coordenadora do Justiça Comunitária e titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga, Gláucia Falsarella Foley, e pelos supervisores do PJC.
A visita foi fruto de um pedido do Secretário, que manifestou o interesse de conhecer melhor o Programa após ter participado, em março último, de uma reunião da Rede Social de Ceilândia na sede do PJC, que é um dos integrantes daquela rede.
Joe Valle informou que a secretaria que representa tem cerca de 205 unidades a ela vinculadas, e atende a um público de aproximadamente 740 mil pessoas. Com essa demanda, afirmou o secretário, “é importante ter um plano de trabalho focado na gestão estratégica compartilhada e um pacto com ancoragem na sociedade civil”.
No encontro, a Juíza Gláucia Foley apresentou os pilares em que o PJC baseia seu trabalho (mediação comunitária, educação para os direitos e animação de redes sociais), as diversas e simultâneas atividades que vêm sendo desenvolvidas atualmente pelo Programa, bem como os projetos em andamento: Ubuntu (combate ao racismo), Vozes da Paz (mediação de conflitos em escolas) e Fênix (mediação comunitária junto a catadores de recicláveis).
A magistrada e os supervisores do PJC também apresentaram a Joe Valle informações acerca do projeto de expansão do Justiça Comunitária para outras Regiões Administrativas do Distrito Federal. O Secretário afirmou que percebeu total convergência entre o trabalho do PJC e o que ele próprio pensa que é necessário para se promover a coesão social. Valle propôs que algumas áreas no DF, que considera de alto grau de vulnerabilidade social, fossem contempladas com atendimento prioritário.
Na visita, o secretário sugeriu que fosse formalizada uma parceria da SEDESTMIDH com o PJC, trazendo, entre outras propostas, a participação do Programa na formação e capacitação de 60 gerentes de CRAS e CREAS (Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social, respectivamente), órgãos vinculados à SEDESTMIDH, o que contou com a anuência da Coordenadora do Justiça Comunitária do DF.
Em breve serão discutidos os termos que definirão a parceria entre os dois órgãos, bem como as frentes de trabalho que a nortearão, podendo envolver também a Secretaria de Educação do DF.