Memorial do TJDFT recebe exposição de pintura encáustica na próxima semana

por SS — publicado 2016-05-02T07:00:00-03:00

Memorial TJDFT exposição maio 2016 Veruska LacroixO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte – recebe, de 9 a 20/5, a exposição de pinturas chamada “Até aqui, encáustica”, da artista Veruska Lacroix. A abertura será às 16h, na segunda-feira, 9/5.

Veruska Lacroix é psicóloga e estudou artes plásticas na Universidade de Brasília. Desde cedo teve os exemplos da avó e da mãe, artistas da costura e dos bordados. Mais tarde, pensando em desenvolver suas próprias habilidades, foi indicada pela amiga e artista, Dilza Araújo, para o ateliê de Marlene Godoy.

Atualmente, trabalha com encáustica, técnica milenar de pintura pela qual se apaixonou, principalmente pela infinidade de resultados que podem ser obtidos durante o processo de criação. A técnica se caracteriza pelo uso da cera como aglutinante dos pigmentos, aplicada derretida e aquecida, com espátulas especiais, produzindo múltiplas texturas, densidades e relevos.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, e está localizado no 10º andar do bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. Funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Para tanto, basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.