Mulheres vítimas de violência são orientadas em ação na Fercal

por ACS — publicado 2016-05-02T13:15:00-03:00

Foto do evento sobre a violência doméstica contra a mulherFoto do evento sobre a violência doméstica contra a mulherNo último sábado, 30/4, o TJDFT, por meio do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sobradinho, promoveu mutirão de atendimento para esclarecer mulheres vítimas de violência doméstica na Fercal. Idealizada pela juíza Rejane Suxberger, titular do Juizado, a Ação Solidária Rompendo o Silêncio foi um verdadeiro sucesso, contando com a participação de mais de 200 pessoas.

A programação, especialmente preparada pela equipe do Juizado e dos parceiros, contou com atrações culturais e informativas, como palestras, peça teatral, número de dança e oficinas artesanais. As participantes contaram também com stands de atendimento jurídico e de saúde.

As principais dúvidas apresentadas pelas ouvintes foram sobre como a mulher deve proceder diante da violência doméstica; quais são as medidas protetivas que podem ser pedidas nesses casos; e quais as consequências jurídicas do ofensor na hipótese de denúncia.

Dos vários stands montados, o mais procurado foi o do ITEB – Instituto Técnico que prestou assistência médica. No local, as convidadas puderam aferir a pressão arterial e a glicemia, além de receberem dicas de alimentação e sobre a necessidade de uso de medicamentos prescritos. Muitas crianças também compareceram ao evento na companhia de suas mães. Para elas, foi montado espaço lúdico, onde puderam brincar e interagir entre si.  

A iniciativa da magistrada contou com a participação da Associação dos Magistrados do DF – AMAGIS; da Promotoria de Sobradinho (MPDFT); da Polícia Civil do DF (PCDF); do PROVID da Polícia Militar do DF; da Subsecretaria de Política para as Mulheres do GDF; do Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais do TJDFT - SERAV; da Subsecretaria Psicossocial Criminal do TJDFT - SUCRI; e da Secretaria Psicossocial Judiciária do TJDFT - SEPSI. Cerca de 80 voluntários participaram do evento, representando as instituições parceiras.

Repercussão

Ainda neste final de semana, a juíza Rejane Suxberger foi destaque em matéria publicada no jornal Correio Braziliense, a primeira de uma série de reportagens sobre violência contra a mulher. A matéria "Quando não mata, fere", publicada no caderno Cidades desse domingo, 1º/5, traz a experiência da magistrada no combate à violência contra a mulher, como a necessidade de instruir as vítimas que "precisam saber que podem e devem denunciar, e que existem mecanismos previstos para tirá-las de uma situação de risco". Clique aqui para ler a matéria.

O telejornal Bom Dia DF, da TV Globo, também destacou a Ação Solidária Rompendo o Silêncio, realizada no sábado, 30/4, na Fercal, na edição desta segunda-feira, 2/5.