Fórum do Recanto das Emas é inaugurado

por SS — publicado 2016-03-28T20:40:00-03:00

inauguracao forum recanto das emasFoi inaugurado nesta segunda-feira, 28/3, o Fórum Desembargador Valtênio Mendes Cardoso, no Recanto das Emas. A cerimônia foi comandada pelo Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que conduziu o ato de descerramento da placa alusiva à inauguração, acompanhado pela 1ª Vice-Presidente, desembargadora Carmelita Brasil; pelo 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior; e pelo Corregedor da Justiça do DF e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva. Na ocasião também foi entregue o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania, CEJUSC, do Recanto das Emas.Fórum do Recanto das Emas

Além das autoridades mencionadas, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia a Procuradora de Justiça, Eunice Carvalhido, representado o Procurador-Geral, Leonardo Bessa; a juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, Diretora do Fórum ora inaugurado; o Administrador Regional de Recanto das Emas, Fábio Viana Ávila; e a Vice-Presidente da OAB-DF, Daniela Teixeira. A solenidade contou com a execução do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, conduzidos pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, sob regência do maestro Capitão D’Almeida.

Primeiro a falar, o Administrador Fábio Viana Ávila contou a história do Recanto das Emas, que começou em 1993 com objetivo de atender uma demanda de moradia do programa de assentamento do governo do DF à época. “Ao longo dos anos vem se transformando como novo pólo de desenvolvimento econômico, chegando a uma população de 145 mil pessoas, sendo que 30% da mão de obra local é absorvida na própria cidade”, contou o Administrador, o qual demonstrou satisfação por uma iniciativa do Poder Judiciário que vai promover os serviços públicos à comunidade.

Em seguida discursou a juíza Theresa Karina Barbosa, Diretora do Fórum inaugurado, que falou em nome das juízas das quatro varas inicialmente instaladas: uma Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões; uma Vara Criminal e Tribunal do Júri; um Juizado Especial Cível e Criminal; e um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. “Nossa missão é promover a pacificação social, porque não há paz sem justiça”, disse a juíza, ao mencionar que o Fórum deverá contribuir para reduzir os índices de violência da cidade. Além das varas citadas, a magistrada relembrou que o espaço abriga os serviços do Ministério Público, da Defensoria e da Secretaria de Justiça do DF.

Por último discursou o Presidente do TJDFT, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que afirmou hoje ser um dia jubiloso para a pujante cidade do Recanto das Emas. O Presidente relembrou que a inauguração de uma unidade judiciária nas cidades de outros Estados brasileiros sempre foi motivo de celebração intensa, já que o município era elevado à condição de Comarca. No caso peculiar do DF, a região administrativa é promovida a Circunscrição Judiciária. “O Recanto das Emas preencheu com sobras todos os requisitos necessários para a construção do novo Fórum”, destacou o Presidente, ao considerar os números socioeconômicos da cidade que apontam para sua capacidade e progresso.

O desembargador Getúlio de Moraes Oliveira agradeceu a bancada parlamentar do DF no Congresso Nacional e a todos os setores da Administração local envolvidos na construção do Fórum, além dos servidores da Casa. Ele também fez questão de homenagear o desembargador Valtênio Mendes Cardoso, ex-Presidente do TJDFT, falecido em 2006, que dá nome ao novo Fórum. “A obra está dada!”, declarou o Presidente do Tribunal, ao final da cerimônia, confirmando o compromisso da atual Administração do TJDFT com o fortalecimento da Justiça de 1º grau.

Confira o discurso proferido pelo Presidente do TJDFT desembargador Getúlio de Moraes Oliveira.