Iniciativa do TJDFT de reabilitação de homens agressores é destaque no Fantástico

por ACS — publicado 2016-11-07T11:10:00-03:00

Violência contra a MulherO programa Fantástico, da TV Globo, que foi ao ar neste domingo, 6/11, exibiu reportagem sobre iniciativa do TJDFT de reabilitação de homens agressores, enquadrados na Lei Maria da Penha. A reportagem mostra dois grupos de reabilitação de agressores no Distrito Federal, desenvolvidos pelos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sobradinho e do Gama, alguns dos poucos criados no país desde a edição da Lei. Clique aqui e assista à reportagem na íntegra.

Os grupos de reabilitação de agressores do Distrito Federal funcionam com reuniões orientadas por psicólogos voluntários. O número de encontros varia de acordo com o projeto e diferentes técnicas são usadas para quebrar a resistência dos homens. Os participantes devem ser réus primários, condenados em casos de lesão corporal ou ameaça, excluídos casos de estupro, e não podem ser dependentes químicos de álcool e droga.

O encaminhamento para os grupos é feito em audiência ou pela indicação da mulher que vive uma situação de violência mas não quer romper a relação. A reportagem mostra o exemplo em uma audiência que aconteceu no TJDFT, sob a condução da juíza Rejane Suxberger, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sobradinho.