Substituição de certificados digitais de páginas do TJDFT aprimora segurança e reduz custos

por ACS — publicado 2016-11-29T07:00:00-03:00

CertificadoUnificação de certificados vai aprimorar a segurança dos sistemas  e gerar redução de custos financeiros e operacionais

Os certificados digitais das páginas de sistemas e serviços do Tribunal estão sendo substituídos. O novo certificado AlphaSSL, da autoridade certificadora Globalsign (reconhecida internacionalmente), é do tipo Wildcard (um único certificado pode ser usado em todos páginas e sistemas web), e tem validade de 3 anos (período de validade máxima). 

No mundo virtual, certificados digitais funcionam como documentos de identidade, atestando se a página acessada está com o endereço correto (ou seja, se é a página verdadeira ou se parece ser falsa) e se a autoridade certificadora que emitiu o certificado é confiável (reconhecida internacionalmente). Essas informações são necessárias para utilizar o protocolo HTTPS, que permite transferência segura de dados pela internet. 

Além do benefício econômico (um único certificado que pode ser usado em todas páginas), há, também, o benefício da facilidade de gerenciamento e de controle da validade dos certificados nas mais de 70 páginas que atualmente os usam. Sistemas como o PJE, SEI, DJE e Qlikview, já fazem uso do novo certificado digital.