Advogada do Instituto Alana palestra no Seminário Marco Legal da 1ª Infância

por AP/SECOM/VIJ — publicado 2016-10-26T18:50:00-03:00

Raquel Fuzaro, advogada do Instituto AlanaNa tarde desta quarta-feira (26/10),  durante o Seminário Marco Legal da Primeira Infância, realizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude - CIJ/DF, Raquel Fuzaro, advogada do Instituto Alana, falou sobre o Projeto Prioridade Absoluta da entidade e elucidou temas ligados aos diretos e cuidados na primeira infância. “O Prioridade Absoluta tem como missão honrar a criança para garantir uma vivência plena da infância”, ressaltou Raquel.

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1994, que leva informação e sensibiliza as pessoas, especialmente os operadores do Direito, a olhar para as crianças. Outros projetos do Instituto também endossam esse propósito: Vídeo Camp, Território Brincar, Criança e Consumo, Criativos da Escola e Criança e Natureza.

A palestrante fez referência ao artigo 227 da Constituição Federal, que diz ser dever da família, estado e sociedade garantir, com absoluta prioridade, os diretos das crianças e adolescentes, demonstrando assim que o estado e a sociedade têm o papel de apoiar as famílias, criando condições para os cuidados na primeira infância. “Todas as crianças são nossas, como se fossem nossos filhos. No dia a dia vamos nos desumanizando, por isso temos que descobrir nosso papel dentro desse contexto”, declarou.

Raquel citou o filme “O Começo da Vida”, exibido no período da manhã no Seminário e afirmou que o vídeo sensibiliza, informa e mobiliza as pessoas para importância do afeto na primeira infância. “Não importa a situação econômica da família, pois é o afeto que permite o desenvolvimento pleno, autoestima e formação do indivíduo. Ele age como fita isolante para os neurônios dos bebês, consolidando o processo de aprendizagem”, destaca.

Com base no que foi dito no Seminário, o bebê é a vanguarda da sociedade, pois ele abrirá caminhos que a sociedade anterior não foi capaz de abrir. Por isso, ouvi-lo e ter empatia por ele é a mensagem que fica deste evento, que integra a Semana do Bebê do Distrito Federal, realizada pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; Unicef e parceiros, como a CIJ-DF.