Ouvidoria do TJDFT participa de capacitação para disseminar práticas de conciliação

por ACS — publicado 2016-10-18T09:25:00-03:00

Conciliação e OuvidoriaNa tarde dessa segunda-feira, 17/10, os servidores da Ouvidoria do TJDFT foram capacitados para atuarem como disseminadores das práticas de soluções consensuais de conflitos. A capacitação, promovida por uma parceria entre a própria Ouvidoria e o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, teve o objetivo de preparar os servidores da unidade para que, em seus contatos com os cidadãos, forneçam informações e explicações sobre o funcionamento da mediação e da conciliação dentro do TJDFT. O curso foi ministrado na sala de reuniões do NUPEMEC, no Fórum de Brasília. 

A ação visa atender às orientações da Ouvidoria do CNJ para que as Ouvidorias dos tribunais, que mantêm diálogo permanente com os jurisdicionados, atuem como agentes potencializadores da mediação e da conciliação, estimulando e promovendo a resolução consensual de conflitos.

Segundo instruções do CNJ, “vislumbra-se aqui a oportunidade de tratamento mais sistêmico e efetivo dessas demandas, harmônico com outras ações e projetos do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e dos tribunais, que já enfrentam a questão do aumento da demanda processual e da cultura de litigiosidade em nossa sociedade”.

Diante disso, a partir de novembro, a Ouvidoria do TJDFT incluirá, em suas respostas, informações quanto aos benefícios dessa modalidade de solução de conflitos, bem como dos procedimentos para solicitar a inclusão de processos na agenda de conciliação ou mediação em um dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs, independentemente da fase em que eles se encontrem.