Cerimônia de comemoração dos 10 anos da Rede Solidária Anjos do Amanhã tem clima de gratidão e esperança

por LC/SECOM/VIJ — publicado 2016-10-21T16:35:00-03:00

Em seu discurso, juiz titular da VIJ/DF, Renato Scussel, afirma que, em uma década de programa, muitos corações foram abraçados pelos voluntários que atuaram de forma sensível e comprometida

Na tarde desta quinta-feira, 20Anjos do Amanhã 10 anos 2/10, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), comemorou seus 10 anos em emocionante cerimônia que homenageou voluntários do programa que se destacaram pelo protagonismo social, colocando em prática palavras como “solidariedade” e “responsabilidade”, para beneficiar crianças e adolescentes do DF em situação de vulnerabilidade social. Além da homenagem aos voluntários com placas e estatuetas, houve o lançamento do livro “O Anjos é 10!”, que conta a trajetória do programa, retratando o passado, o presente e o futuro (clique aqui e conheça o livro).

Compuseram a mesa da cerimônia o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado Vieira Netto; o 2º vice-presidente, desembargador José Jacinto Costa Carvalho; o corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador José Cruz Macedo; o presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF), desembargador Sebastião Coelho; e o juiz titular da VIJ/DF, Renato Rodovalho Scussel. 

O evento também foi prestigiado pelos desembargadores aposentados do TJDFT Lécio Resende e Antoninho Lopes, pelo ministro aposentado do STJ Aldir Passarinho, pela diretora-geral administrativa da VIJ/DF, Simone Resende, por representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, além de desembargadores, magistrados, servidores, voluntários, familiares e amigos.

“O momento é de gratidão por tudo o que realizamos juntos”, disse o juiz Renato Scussel. Após agradecer a todos que contribuíram para o êxito do programa e citar as virtudes “alegria, humildade e esperança” para se referir ao passado, ao presente e ao futuro da Rede Solidária, o magistrado fez um discurso sobre a importância da sociedade no cuidado com a infância. Ele destacou que o cidadão comum e as entidades civis podem se tornar agentes de transformação social quando aderem ao chamado de voluntariado motivados por um sentimento que une toda a raça humana: a solidariedade.

“O homem é um ser social e político. Eles permanecem unidos por laços de família, cultura, língua etc. Mas há um elemento de coesão entre eles: a solidariedade. Esse sentimento preserva e perpetua a espécie humana. Preservar os bens jurídicos da infância e da adolescência, como lazer, cultura, saúde, educação e respeito, é dever não só dos entes estatais mas de toda a sociedade”, afirmou o juiz. 

Cerimônia de comemoração dos 10 anos da Rede SolidáriaScussel reconheceu que o exercício da responsabilidade social por meio do voluntariado requer coragem e ação para restabelecer a proteção violada. Nesse sentido, destacou a “desprendida”, “amorosa” e “transformadora” atuação dos voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã, que voltam o olhar para as necessidades infantojuvenis certos de que deve ser dado às crianças e aos adolescentes do DF o que é delas por direito. “O relógio biológico das crianças não atrasa. Quando assumi a VIJ/DF, em 2002, deparei-me com um abismo entre a lei e a realidade das crianças e dos adolescentes. A Rede Solidária veio preencher essa lacuna. Ela é catalisadora de oportunidades na sociedade civil para destinar a essa população tão vulnerável”, finalizou.

Em seguida, a atual supervisora da Rede Solidária, Flávia Fonteles, teceu emocionadas palavras sobre o serviço que gerencia e que melhora vidas. Segundo Flávia, a intenção do programa não é substituir políticas públicas, mas fomentar a participação da sociedade para minimizar as carências dos jurisdicionados da VIJ/DF no âmbito da saúde, educação, lazer, cultura, esporte etc.

“O que fazemos é cruzar as necessidades do nosso público com os recursos voluntários oferecidos pela sociedade”, explicou. Ela também afirmou que as mazelas com que se deparou ao integrar a equipe da Rede Solidária Anjos do Amanhã a fez ter garra para assumir a supervisão e servir ao programa. “Quero dar a minha contribuição aqui”, declarou. Ao final, Flávia leu trechos de histórias contadas no livro “O Anjos é 10!” sobre crianças e jovens que tiveram seus direitos violados, mas que encontraram na Rede Solidária acolhimento, respeito e esperança.

Em sua fala, o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, destacou a importância do trabalho do Anjos, reconhecendo-o, institucionalmente, como uma face da Justiça Infantojuvenil que “busca caminhos” para o bem-estar dos jurisdicionados da VIJ/DF. “É preciso mobilizar a sociedade, mas é preciso alguém que faça isso. A Rede Solidária faz. Eu vejo com olhos alegres esse trabalho, porque o bem que a Vara proporciona às crianças e aos adolescentes não tem como mensurar. O TJDFT vem agradecer o trabalho realizado. Estaremos sempre ao lado do programa, prontos a apoiá-lo, pois reconhecemos a sua relevância”, assegurou.

Cerimônia de comemoração dos 10 anos da Rede SolidáriaO presidente da Amagis/DF, desembargador Sebastião Coelho, ao se pronunciar, também agradeceu a todos que colaboraram para o êxito do programa (magistrados, servidores e voluntários), ratificando o compromisso da entidade com o Anjos. Ele dirigiu palavras de apoio à supervisora Flávia, destacando que é “da adversidade que nasce a força para dar a volta por cima”. “As dificuldades podem contribuir para o serviço. Quando você serve, vem a restituição divina”, afirmou. Ele homenageou ainda o juiz Renato Scussel, reconhecendo que o magistrado é um homem “honrado e convicto da sua missão no âmbito da infância, que abriu mão da promoção como desembargador substituto, para continuar nos projetos que acredita na VIJ/DF”.

Supervisoras anteriores

Além dos 18 voluntários homenageados no evento, na categoria pessoa física, e das 19 diretorias dos fóruns do DF e da Amagis/DF, prestigiadas na categoria pessoa jurídica, a Rede Solidária Anjos do Amanhã fez questão de reconhecer o trabalho das supervisoras que conduziram o programa no decorrer dos seus 10 anos de existência (Thaís Botelho, Viviane Amaral dos Santos e Lúcia Passarinho) bem como da sua atual supervisora (Flávia Fonteles), entregando-lhes uma estatueta e um exemplar do livro “O Anjos é 10!”, pela sua valiosa contribuição na estruturação, manutenção e crescimento do serviço.

Números do bem

Em 10 anos, a Rede Solidária Anjos do Amanhã realizou seis cerimônias para homenagear pessoas cadastradas no programa com placas e estatuetas, contabilizando 128 pessoas físicas e 56 pessoas jurídicas agraciadas. Nesta sétima edição de homenagem a voluntários, foram agraciadas 18 pessoas físicas e 20 pessoas jurídicas.

Cerimônia de comemoração dos 10 anos da Rede SolidáriaDe 2006 a 2016, colaboraram com a Rede 1,3 mil doadores de bens materiais e 586 doadores de serviço (pessoas físicas e jurídicas). Anualmente, cerca de 3 mil crianças e adolescentes são beneficiados direta ou indiretamente pelas ações do programa. 

Homenageado com uma placa na solenidade, o voluntário Nei Carlos Moreira Bastos, turismólogo e produtor cultural, disse que o sentimento que fica é o de gratidão. “O que fazemos aqui não é doar uma geladeira, roupas, alimentos ou brinquedos. A gente, na verdade, vem receber. A nossa visita é uma forma de preencher uma necessidade, uma carência de ajudar e de se doar ao próximo. Sinto-me curado quando venho aqui”, finalizou. 

Conheça os homenageados 2016