TJDFT capacita profissionais de centro de atendimento a vítimas de violência sexual

por ASP — publicado 2016-10-17T17:55:00-03:00

O TJDFT, por meio do Centro Judiciário da Mulher- CJM, participa, de 18 a 24/10, da capacitação dos profissionais do Centro Integrado 18 de Maio, local responsável pelo atendimento integrado de crianças e adolescentes vitimas de violência sexual do Distrito Federal, que será inaugurado no próximo dia 25/10.

O Centro Integrado, localizado na 307/308 Sul, é vinculado à Secretaria da Criança, do Governo do Distrito Federal - GDF, e seu nome faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

Durante a semana, os assistentes sociais do CJM Marcos Souza e Márcia Borba irão capacitar os profissionais do Centro Integrado - assistentes sociais, psicólogos e pedagogos - a estarem aptos a fazerem a escuta das crianças vítimas de violência sexual, de forma integrada e uma única vez, evitando-se, assim, uma maior exposição da vítima, entre outros fatores, a fim de possibilitar a estruturação dos fluxos eficazes nesse tipo de atendimento.

O ciclo de capacitação será aberto nessa terça-feira, 18/10, com a oficina sobre gênero e violência sexual contra crianças e adolescentes, e nos dias 21, 24 e 27 serão trabalhados a metodologia e oficinas práticas sobre entrevista investigativa. A ideia é que Centro Integrado 18 de Maio se torne referência no DF quanto ao atendimento de menores vítimas de violência sexual.