Desempenho da conciliação no TJDFT é destaque no jornal DFTV

por ACS — publicado 2016-10-20T07:00:00-03:00

Juíza Caroline LimaO sistema de conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT foi tema de reportagem do jornal DFTV 2ª edição, da Rede Globo, que foi ao ar nesta quarta-feira, 19/10. A matéria destacou os dados do relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, no qual o TJDFT apresentou o melhor desempenho do país em conciliação de conflitos. As juízas Caroline Santos Lima e Luciana Sorrentino foram entrevistadas. Clique aqui e assista à reportagem.

A matéria trata dos benefícios da conciliação, para as partes e para o Judiciário, e traz dados do CNJ que comprovam este fato. Segundo o relatório Justiça em Números, 30% dos processos são resolvidos com uma boa conversa entre as partes e o conciliador. "A ideia é sempre ampliar esse número, capacitando as pessoas que trabalham com conciliação e conscientizando a população da importância de tentar resolver os problemas de uma outra forma que não seja o litígio", afirmou a juíza Caroline Santos Lima, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC-BSB.

A reportagem destaca que novas formas de conciliação estão sendo desenvolvidas para que problemas simples sejam resolvidos antes mesmo de chegar ao Tribunal. Nesse sentido, até líderes religiosos estão sendo treinados para serem conciliadores na própria comunidade. "A ideia é expandir esse atendimento para as comunidades locais", afirma a juíza Luciana Sorrentino, coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC. "As igrejas serão o ponto de apoio para captar e ajudar a resolver essas demandas mais simples, casos de família, questões de consumidor, brigas de vizinhos", conclui, lembrando que todo o atendimento é gratuito e a técnica utilizada é a mesma usada no TJDFT.

Saiba mais

TJDFT ocupa posição de destaque nas estatísticas de Conciliação divulgadas pelo CNJ