Diretora administrativa da VIJ participa da abertura da Semana do Bebê

por LF/SECOM/VIJ — publicado 2016-10-24T17:15:00-03:00

VIJ - marco legal da primeira infânciaNa manhã deste dia 24/10, a diretora-geral Administrativa da Vara da Infância e da Juventude – VIJ e assessora administrativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF – CIJ/DF, Simone Resende, participou da solenidade de abertura da Semana do Bebê, evento que mobiliza órgãos, entidades e sociedade civil, durante os dias 18 e 28 de outubro, em prol do desenvolvimento integral do bebê nos primeiros anos de vida. A cerimônia ocorreu no Cine Brasília, onde foi exibido o filme “O começo da Vida”, com debates na sequência. A diretora representou o juiz titular da VIJ-DF e coordenador da CIJ-DF, Renato Scussel.

O Começo da Vida

Dirigido por Estela Renner, "O Começo da Vida" é um documentário que percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. Trata-se de uma análise aprofundada e de um retrato sobre os mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, no qual os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. O filme é apresentado por Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e Unicef.

Após a sua exibição, travou-se um debate com Vital Didonet, especialista em Educação Infantil; Fábio Felix, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); e Marilda Castro, presidente da Associação de Doulas do DF.

Participaram da cerimônia Márcia Rollemberg, colaboradora do governo; Aurélio de Paula Guedes Araújo, secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; Perla Ribeiro, subsecretária de Promoção de Políticas para Crianças e Adolescentes do DF, além de outros secretários e servidores de órgãos e instituições parceiras.

CIJ-DF na Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Há 14 anos, a iniciativa é realizada em Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Unicef, a experiência foi sistematizada e passou a ser aderida por diversos municípios brasileiros.

Com o tema “O bebê sujeito de direitos”, a Semana do Bebê no DF prevê extensa programação (clique aqui), com seminários, palestras, oficinas exibição de filmes, debates, carreatas e um “mamaço”. Durante o período, a sociedade se mobiliza para debater os cuidados com o desenvolvimento integral do bebê durante seus primeiros anos de vida.

O evento é organizado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e pelo Comitê Distrital da Primeira Infância, em parceria com a VIJ-DF e outros integrantes da rede de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal – CIJ/DF participa da Semana no DF realizando, no dia 26/10, no auditório da VIJ-DF, o evento “Marco Legal da Primeira Infância – Criança em Primeiro Plano” (veja programação). Na abertura, também será exibido o filme “O Começo da Vida” com debates em seguida. O encontro prevê palestra com a advogada Thais Nascimento Dantas, do projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana, que falará sobre o Marco Legal da Primeira Infância, a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016.

Haverá, ainda, palestra com Dioclécio Campos Júnior, médico pediatra e ex-secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF. A última explanação tratará da promoção do crescimento e desenvolvimento na infância e será ministrada por Natália Vargas Gonçalves, também médica pediatra.

A realização do encontro pela CIJ-DF conta com o apoio da Promotoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do MPDFT; da Defensoria Pública do DF; do Unicef; do Instituto Alana; e da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF.

Segundo a diretora Simone Resende, o encontro na CIJ-DF servirá para dialogar, construir e fortalecer espaços de participação da sociedade civil organizada, de órgãos governamentais e não governamentais a fim de conectar todas as áreas dos direitos infantojuvenis em prol do indivíduo desde o princípio de sua existência. Sobre o começo da vida, a diretora pontuou: “A base de toda sociedade está na família estruturada. Se a criança recebe amor, carinho, respeito e tem os seus direitos à digna moradia, alimentação saudável, educação, saúde e lazer garantidos, durante a primeira infância, tem tudo para se tornar um adulto com ótimas perspectivas de futuro. Se a família é fortalecida, temos um país com menos desigualdades sociais”.