Edição 2016 do Programa Cidadania e Justiça na Escola já visitou oito instituições

por SS — publicado 2016-10-13T15:40:00-03:00

Edição 2016 do Programa Justiça e Cidadania na EscolaO Programa Cidadania e Justiça na Escola encontra-se em sua 16ª edição no DF e continua oferecendo palestras de magistrados aos alunos do ensino público. Com o objetivo de levar noções de cidadania e Justiça aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, os juízes explicam noções de justiça, ética, moral, política, deveres e direitos fundamentais – além de conscientizá-los sobre a forma de exercer esses direitos.

O conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, que dá noções da organização do Estado, da função do Poder Judiciário e dos profissionais do direito que atuam perante a Justiça. Neste ano, o Programa conta com uma nova cartilha. A sétima versão da publicação aborda novos temas, como: Justiça Restaurativa, Conciliação de Conflitos, Lei Maria da Penha e Mediação, entre outros assuntos da atualidade, como bullying, meio ambiente, alienação parental e relações homoafetivas.

Entre os dias 29/9 e 11/10, magistrados e desembargadores do TJDFT deram palestras em oito escolas diferentes do DF. Os desembargadores Flávio Rostirola e Sandoval Gomes de Oliveira deram lições de cidadania e Justiça em escolas-classe de Samambaia, assim como o juiz Aragonê Fernandes. O magistrado Iran de Lima contribuiu com as escolas de Taguatinga, enquanto a juíza Magáli Dellape Gomes palestrou no Núcleo Bandeirante. Por último, o juízes Romeu Brasil e Geilza Diniz deram aulas em escolas-classe do Plano Piloto. O Programa Justiça e Cidadania na Escola segue até novembro, com previsão de visitar mais de 50 escolas no DF.

Saiba mais:

Clique aqui e conheça o Programa Cidadania e Justiça na Escola.

Clique aqui para acessar a nova Cartilha da Justiça.