Estudantes do Espírito Santo visitam o TJDFT e conhecem o Centro de Conciliação de Brasília

por SS — publicado 2016-10-14T18:05:00-03:00

Estudantes do Espírito Santo visitam o TJDFTNa tarde desta sexta-feira, 14/10, o Tribunal recebeu a visita de estudantes e professores do curso de Direito do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, da cidade de Colatina. Os alunos foram recebidos pela equipe do Memorial do TJDFT no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, seguiram para o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

No Memorial, eles assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT” e tiveram passeio guiado pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça da capital. Os alunos puderam conhecer também o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, mobiliário e obras de arte do museu.

Em seguida, eles tiveram palestra sobre as atividades de conciliação e mediação no Tribunal com a juíza assistente da 2ª Vice-Presidência, Luciana Yuki Sorrentino. Ela falou sobre novas formas de acesso à Justiça e aspectos de cidadania e mudança cultural trazidos pela Resolução 125/10 do CNJ, que trata da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Por último, os alunos aceitaram convite da magistrada e acompanharam as audiências de conciliação em curso no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB. A professora Waléria Rossoni, supervisora do grupo, parabenizou o TJDFT pelo roteiro da visita e fez questão de agradecer a atenção recebida por magistrados e servidores da Casa.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa. Foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos, fotos e peças de valor histórico. Localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A do Fórum de Brasília, o Memorial funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Se você deseja trazer o seu grupo ou escola, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893 e reserve seu horário.