Programa Superendividados palestra para grupo AposentAÇÃO do TJDFT

por SS — publicado 2016-10-24T08:25:00-03:00

Palestra para AposentAÇÃONa tarde da última sexta-feira, 21/10, os servidores do Programa AposentAÇÃO do TJDFT receberam palestra de prevenção ao superendividamento: “Educação Financeira - Planejamento para a vida”. A aula foi ministrada por Rafael Rico, educador financeiro do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania - Superendividados, CEJUSC-SUPER, e representou o encontro de dois programas do TJDFT voltados ao desenvolvimento humano e apoio social.

O Programa AposentAÇÃO tem o objetivo de promover a reflexão do momento de transição entre a vida profissional e a aposentadoria para magistrados e servidores que estão a pelo menos três anos de se aposentar. O projeto faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Pró-Vida, que foi regulamentado pela Portaria GPR 1.434, de 30 de outubro de 2012 e lançado, oficialmente, em fevereiro de 2013. Conta com a participação de especialistas como médicos, psicólogos, educadores, economistas, assim como de diferentes profissionais convidados para falar, refletir e promover vivências que podem ajudar os futuros aposentados a administrarem essa nova fase da vida.

Palestra de Prevenção ao SuperendividamentoJá o CEJUSC-SUPER foi criado com a finalidade de promover a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento, conforme Portaria Conjunta nº 4 de 1º de fevereiro de 2016, constituindo unidade judiciária, com autonomia e estruturas próprias, criada a partir do Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados que residem no Distrito Federal. O cidadão interessado em participar do Programa Superendividados pode enviar o pedido de inscrição para o e-mail super@tjdft.jus.br contendo nome completo, CPF, endereço, e telefones para contato.

Na última semana, inclusive, servidores do CEJUSC-SUPER deram palestra sobre Prevenção ao Superendividamento no Quartel General do Exército para cerca de 200 pessoas. A psicóloga Andreia Siqueira tratou das questões psicossociais atinentes ao tema; Beatriz Lassance abordou a parte jurídica do superendividamento e Rafael Rico falou dos tópicos de educação financeira.