Inscrição para evento sobre Marco Legal da Primeira Infância termina nesta sexta-feira

por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2016-10-21T08:00:00-03:00

VIJ Primeira Infância

Evento integra a Semana do Bebê do Unicef

Juízes, promotores, defensores públicos e equipe psicossocial da rede de proteção da criança e do adolescente do DF têm até esta sexta-feira, 21/10, para se inscrever para o encontro “Marco Legal da Primeira Infância – Criança em Primeiro Plano”, promovido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude – CIJ-DF/TJDFT. O evento será realizado, na próxima quarta-feira, 26/10, no auditório da Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ-DF.

O encontro integra a Semana do Bebê, iniciativa de mobilização nacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, que prevê extensa programação voltada a temas da primeira infância em todo o país. A CIJ-DF conta com a parceria da Promotoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do MPDFT; da Defensoria Pública do DF; do Unicef; do Instituto Alana; e da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF.

O começo da vida

O evento será aberto na parte da manhã, com pronunciamentos do coordenador da Infância e da Juventude do TJDFT, juiz Renato Rodovalho Scussel, da subsecretária de Promoção de Políticas para Crianças e Adolescentes do DF, Perla Ribeiro, e dos demais parceiros institucionais. Em seguida, será exibido o filme "O Começo da Vida", dirigido por Estela Renner. O documentário percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. Trata-se de uma análise aprofundada e de um retrato sobre os mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, no qual os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. O filme é apresentado por Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e Unicef. Após a sua exibição, haverá debate com Carlos Laredo e Clarice Cardell, fundadores da companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta.

À tarde, a advogada Thais Nascimento Dantas, do projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana, fala sobre o Marco Legal da Primeira Infância, a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. A lei cria uma série de programas, iniciativas e serviços voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento até os 6 anos de idade. O Marco Legal insere a criança nessa faixa etária como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação de profissionais e na formulação de políticas públicas.

Na sequência, haverá palestra com Dioclécio Campos Júnior, médico pediatra e ex-secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF. A última palestra trata da promoção do crescimento e desenvolvimento na infância e será ministrada por Natália Vargas Gonçalves, também médica pediatra.

Sobre a Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Há 14 anos, a iniciativa é realizada em Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Unicef, a experiência foi sistematizada e passou a ser aderida por diversos municípios brasileiros. Assim, durante uma semana, há grande mobilização em favor da primeira infância, por meio de oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

A importância da atenção à primeira infância

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulta. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Serviço

Marco Legal da Primeira Infância – Criança em Primeiro Plano

Data: 26/10/2016

Local: Auditório da Vara da Infância e da Juventude – SGAN 909, Asa Norte

Horário: das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

Público-alvo: profissionais da rede de proteção da infância e da juventude, como juízes, promotores, defensores públicos e técnicos das equipes psicossociais.

Inscrições: preencher o formulário de inscrição (clique aqui), salvar, encaminhar para o e-mail encontroprimeirainfancia.cijdf@gmail.com e aguardar a confirmação da CIJ/DF por e-mail.

Certificados: a frequência integral ao evento dará direito a certificado com carga horária de 8 horas, que será enviado por e-mail ao participante.

Acesse aqui a programação do evento.