PJC reúne comunidade de Ceilândia para tratar problemas estruturais nas escolas públicas

por ACS — publicado 2016-09-30T17:55:00-03:00

Justiça Comunitária nova logoNessa quinta-feira, 29/9, o Programa Justiça Comunitária - PJC, do TJDFT, promoveu em sua sede o encontro de diretores de sete escolas públicas de Ceilândia com representantes da Administração Regional de Ceilândia, da Regional de Ensino - SEEDF e da Companhia Elétrica de Brasília - CEB, além de agentes comunitários e servidores do PJC, para discutirem e, conjuntamente, gerarem soluções para diversas demandas relativas a questões estruturais apresentadas pelas escolas.

O encontro é fruto de um trabalho iniciado em julho pelos agentes comunitários, voluntários da comunidade de Ceilândia que, vinculados ao PJC, atuam pela educação para os direitos, mediação comunitária e animação de redes sociais. Equipes de agentes iniciaram visitas às escolas atualmente atendidas pelo Projeto Vozes da Paz, do PJC, que atua nessas escolas com atividades de formação e capacitação, e diversas práticas, pela promoção da paz social. Os agentes perceberam (e receberam) diversas demandas relativas a problemas na estrutura física de cada centro de ensino, tais como postes de  eletricidade, rede elétrica, lixeiras, pisos, telhados, estacionamentos, podas de árvores entre outros. Em duas reuniões anteriores, foi feito o levantamento desses problemas e, a partir do compartilhamento de experiências entre os diretores das escolas e da identificação dos recursos existentes na comunidade, gerou-se uma planilha indicativa das providências para solucioná-los. Até aqui, mais da metade das demandas já estão com solução em andamento ou já foram solucionadas.

Juntos, diretores e gestores públicos, articulados pelo PJC, buscaram formas de tornar mais eficiente a comunicação entre os envolvidos. Na ocasião, os participantes comentaram que muitas pendências na gestão pública se devem à dificuldade na comunicação entre os órgãos, tendo-se que várias delas poderiam ser solucionadas a partir da articulação de parcerias, na comunidade e no Poder Público. O encontro possibilitou também que fossem esclarecidas as áreas de atuação e os limites de competência de cada órgão, os trâmites administrativos para cada pleito, aspectos específicos da legislação, entre outros.

Vicente de Paula, representante da Administração de Ceilândia, comprometeu-se a encaminhar para solução definitiva algumas situações apresentadas e frisou a importância da participação da comunidade escolar na execução das soluções. Marta Oliveira, da Regional de Ensino, e Marly Matos, da CEB, também trouxeram importantes esclarecimentos aos gestores das escolas. “A gente está lado a lado e ninguém sabe quem é quem. Essa interação é benéfica para todo mundo”, comentou Marly.

Para Marcelo Fernandes, Diretor do Centro de Ensino Fundamental - CEF 35, “a reunião foi muito produtiva e resgata o espírito de comunidade. Se houvesse mais encontros como esse, muita burocracia seria eliminada”. Rita de Cássia, da Escola Classe 38, afirmou: “Estou muito feliz com o Vozes da Paz em nossa escola. O exemplo de animação de rede nos fortalece". Valter Freitas, do CEF14,  parabenizou o Projeto: “Tiro o chapéu para o Vozes da Paz. Demos uma guinada em diversas situações que há muito não conseguíamos resolver”.

Ao final, a agente comunitária Maria Suely Ribeiro comemorou: “Foi excelente! Cada agente que se engajou trouxe sua percepção, buscando informações e soluções junto a parceiros na comunidade e no Poder Público. Continuaremos nesse trabalho com a rede articulada. Que venham mais resultados positivos!”