Programa Cidadania e Justiça na Escola visita mais 14 instituições

por SS — publicado 2016-10-28T13:40:00-03:00

Cidadania e Justiça na EscolaO Programa Cidadania e Justiça na Escola encontra-se em sua 16ª edição no DF e continua oferecendo palestras de magistrados aos alunos do ensino público. Com o objetivo de levar noções de cidadania e Justiça aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, os juízes explicam noções de Justiça, ética, moral, política, deveres e direitos fundamentais – além de conscientizá-los sobre a forma de exercer esses direitos.

O conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, que dá noções da organização do Estado, da função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito que atuam perante a Justiça. Neste ano, o Programa conta com uma nova cartilha. A sétima versão da publicação aborda novos temas, como: Justiça Restaurativa, Conciliação de Conflitos, Lei Maria da Penha e Mediação, entre outros assuntos da atualidade, como bullying, meio ambiente, alienação parental e relações homoafetivas.

Nas últimas duas semanas, magistrados do TJDFT deram palestras em 14 escolas diferentes do DF. A juíza Magáli Dellape Gomes contribuiu com cinco escolas do Núcleo Bandeirante. Outras cinco escolas-classe do Plano Piloto receberam palestras das juízas Paula Ramalho, Ana Cláudia Barreto, Acácia Regina de Sá, Rachel Adjuto. O juiz Iran de Lima palestrou em Taguatinga, Vicente Pires, Arniqueira e Asa Sul. Escolas de Taguatinga também receberam palestras do juiz João Gabriel Silva e da magistrada Wilde Maria Ribeiro.

O Programa Justiça e Cidadania na Escola segue até novembro, com previsão de visitar mais de 50 escolas no DF.

Saiba mais:

Clique aqui e conheça o Programa Cidadania e Justiça na Escola.

Clique aqui para acessar a nova Cartilha da Justiça.