Programa Justiça Comunitária dá continuidade ao III Curso de combate ao racismo neste sábado

por AB — publicado 2016-09-30T15:50:00-03:00

arte do III Curso "Combate ao RacismoO TJDFT, por meio do Programa Justiça Comunitária - PJC, em parceria com o Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB e o Programa Jovem de Expressão, dá seguimento ao III Curso "Combate ao Racismo: Qual o seu Papel Nessa História", com a realização de mais um encontro neste sábado, 1º/10, das 9h às 18h, no campus Ceilândia do IESB, na QNN 31, Área Especial, Ceilândia Norte.

Informação, reflexão e debate crítico sobre o tema racismo estão na pauta das atividades do curso, que discutirá o preconceito racial e os inúmeros prejuízos pessoais e sociais que dele advêm. O evento contará com a explanação de vários especialistas no tema, incluindo a juíza de Direito Carla Patrícia Nogueira, autora do livro “ O Sistema de cotas para afrodescendentes e o possível diálogo com o Direito”. Os participantes do curso também poderão vivenciar momentos de expressão da arte e da cultura negra, além de atividades diversificadas.

O Curso de Combate ao Racismo se insere num dos pilares do Justiça Comunitária, a educação para os direitos. O PJC atua também pela mediação comunitária de conflitos e pela animação de redes sociais. A atividade faz parte das ações do Projeto Ubuntu, e atende à recomendação da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI destinada a apurar as causas, razões, consequências, impactos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil. Uma reflexão mais aprofundada no PJC sobre o racismo iniciou-se com o debate promovido em 2015 por meio da cooperação entre a extinta Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça do Brasil, responsável pela articulação dos Núcleos de Justiça Comunitária do Brasil, e o Programa EuroSociAL, de origem europeia.

Confira a programação completa do evento.  

Mais informações pelos telefones (61) 3103-9319/9341.