Projeto DWJuris do TJDFT irá unificar base de dados da 1ª e 2ª Instâncias

por AB — publicado 2016-10-11T17:05:00-03:00

O TJDFT, por meio da SETIC, está desenvolvendo o projeto DWJuris, que visa consolidar as informações processuais de 1ª e 2ª Instâncias em uma única base de dados. A medida é bastante salutar, visto que irá subsidiar a extração de dados e a geração de relatórios estatísticos de forma mais consistente, simplificando o acesso e o tratamento das informações disponibilizadas pelo Tribunal.

O novo sistema dará condições ao TJDFT de medir com maior segurança os novos indicadores solicitados pelo CNJ, além de subsidiar o próprio Tribunal com dados de produtividade, tempo de duração processual e número de conciliações, entre outros.

O objetivo do projeto é organizar a infra-estrutura de banco de dados do Tribunal, uma vez que atualmente o órgão trabalha com quatro bancos corporativos e diversos bancos departamentais. A unificação dos dados em uma base de tratamento especializada e com interoperabilidade entre outros órgãos, baseado no padrão CNJ, concorrerá para a "purificação" dos dados, tornando-os mais consistentes.

Isso porque será possível cruzar informações entre bancos de diferentes órgãos (Detran, Receita Federal, etc), agregando novos dados e incluindo filtros que vão, inclusive, auxiliar na correção de dados já em sua captura. Esse ambiente de qualidade que está sendo montado se mostra propício à melhoria dos relatórios que serão gerados, produzindo dados fidedignos e mais confiáveis.

O projeto DWJuris integra o Plano de Administração do Biênio 2016-2018 e está sendo estruturado de forma colaborativa com diversos setores da Casa. Ele foi apresentado no 2º Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública do Tribunal de Contas da União - TCU, no mês de agosto, e mais recentemente no 11º Congresso de Inovação no Poder Judiciário - CONIP, no último mês de setembro.