Rede Solidária Anjos do Amanhã realiza cerimônia nesta quinta para comemorar seus 10 anos

por LC/SECOM/VIJ — publicado 2016-10-19T18:05:00-03:00
Anjos do Amanhã 10 anosNa solenidade, haverá homenagem a voluntários e o lançamento do livro com a trajetória do programa

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), realiza nesta quinta-feira, 20/10, às 17h, no auditório da VIJ/DF, cerimônia comemorativa ao seu decenário, que inclui homenagem a voluntários da Rede e o lançamento do livro “O Anjos é 10!”, sobre a trajetória do programa.

A Rede Solidária foi formalmente criada no dia 21 de setembro de 2006, por meio da Portaria VIJ 19, e o objetivo imbuído na promissora ideia era um só: incentivar e estabelecer uma rede de relações para o serviço voluntário voltado à infância e à juventude, tendo por missão apoiar, integrar e assegurar a efetiva implementação das ações e projetos desenvolvidos pela VIJ/DF, no tocante à promoção e garantia dos direitos infantojuvenis previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O programa nasceu de uma sensível percepção do juiz da VIJ/DF, Renato Scussel, e da diretora-geral administrativa da Vara, Simone Resende, de que, embora os direitos da infância e da juventude estivessem se consolidando com a promulgação do ECA, havia um hiato entre internalizar o direito e colocá-lo em prática. “Quando assumi a titularidade da VIJ/DF, em 2002, deparei-me com o abismo existente entre as políticas públicas escassas e a extrema vulnerabilidade social que acomete boa parcela de crianças e adolescentes”, explica o magistrado.

E a solução, segundo ele próprio, era colocar em prática palavras como “solidariedade” e “responsabilidade social”, valores que nortearam o trabalho da Rede Solidária no sentido de buscar na sociedade recursos materiais e humanos, a fim de se aplicar o preceito constitucional de que é dever de todos cuidar da infância e da adolescência.

Nesses 10 anos, a Rede Solidária contribuiu e muito para a concretização desse preceito constitucional. Em dados estatísticos acumulados, o Anjos arrecadou, na década, 13 toneladas em gêneros alimentícios e mais de 162 mil itens como peças de vestuário, livros, materiais escolares, artigos para bebês, móveis e eletrônicos, doados por 1,3 mil generosos voluntários. Também no período, o programa cadastrou 586 voluntários, entre pessoas físicas e jurídicas, que destinaram 5.870 benefícios às crianças e aos adolescentes jurisdicionados da VIJ/DF nas áreas de educação, saúde, profissionalização, cultura, esporte e lazer.

As ações do Anjos são voltadas às crianças e aos adolescentes atendidos pela Justiça Infantojuvenil do DF, às suas famílias e às entidades a que estejam vinculados, como instituições de acolhimento, unidades socioeducativas, creches e projetos sociais.

Para Flávia Fonteles, atual supervisora da Rede Solidária, o sucesso do programa na década passa pela atuação voluntária comprometida e empática. “A missão do voluntário é oferecer companhia, é dizer, ainda que tacitamente, eu me importo com você, é oferecer sem esperar pela retribuição e, ao final, sentir-se bem com a entrega de suas competências e de seus sentimentos solidários”, declara.

Cerimônia de homenagem a voluntários

Em 10 anos, a Rede Solidária realizou seis cerimônias para homenagear pessoas físicas e jurídicas cadastradas no programa com placas e estatuetas, a fim de reconhecer o importante trabalho dos parceiros para a vida de crianças e adolescentes, contabilizando 128 pessoas físicas e 56 pessoas jurídicas agraciadas.  Veja, abaixo, os nomes dos agraciados desta sétima edição da cerimônia de homenagem.

 

Conheça os homenageados 2016

. Categoria Pessoa Física

Christian Corrêa Von Jacitsch

Cristhian Teófilo da Silva

Ismar Alves do Nascimento

Juíza Catarina Lima

Juíza Cristiana de Alencar Lameiro da Costa

Juíza Gabriela Jardon Guimarães

Juíza Thaíssa de Moura Guimarães

Juiz Felipe Kersten

Juiz Luiz Otavio Rezende de Freitas

Nei Bastos

Nilo Celso Pires

Sérgio Costa Araújo

Servidor do TJDFT Fábio Ferreira de Castro

Servidor do TJDFT Raimundo Nonato de Sousa Júnior

Servidora do STJ Aparecida do Carmo Santos

Servidora do TJDFT Isadora Rodrigues Sales

Servidora do TJDFT Josefa Messias da Silva

Servidora do TJDFT Lucimar José da Silva Faria

. Categoria Pessoa Jurídica

Parcerias Institucionais

19 Diretorias dos Fóruns do TJDFT

Associação dos Magistrados do Distrito Federal