TJDFT disponibiliza relatório semestral das atividades de conciliação e mediação

por SS — publicado 2016-10-04T18:05:00-03:00

Relatório Semestral Nupemec 2016O TJDFT, por meio do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, disponibilizou em seu site o relatório das atividades de conciliação e mediação do Tribunal no 1º Semestre de 2016. O documento traz estatísticas, resultados e análises de ações e projetos desenvolvidos pelo NUPEMEC e pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e de Cidadania, CEJUSCs.

Entre os destaques estão a própria expansão e consolidação dos CEJUSCs, que até o primeiro semestre somavam 18 unidades e um posto avançado instalados em 15 Circunscrições Judiciárias (no segundo semestre já houve a instalação de um novo posto avançado do CEJUSC, no Núcleo de Práticas Jurídicas do IDP).

O documento também traz pesquisas de satisfação do usuário que indicam que mais de 90% das pessoas que participaram de sessões de conciliação nos CEJUSCs declararam estar satisfeitas ou muito satisfeitas com a experiência. Além disso, sob a perspectiva da maioria dos respondentes, a experiência ajudou positivamente na mudança da visão do Poder Judiciário.

Clique aqui para conferir, na íntegra, o relatório semestral das atividades de conciliação e mediação no TJDFT.

A ampliação dos CEJUSCs é um projeto institucional, que integra o Plabi 2016-2018, na perspectiva "Sociedade – Acesso à Justiça". Ele visa fomentar métodos consensuais de solução de conflitos e aperfeiçoar a qualidade de atendimento ao usuário. O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - Nupemec e os CEJUSCs estão vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.