Curso do SEI reúne Alta Administração do TJDFT

por TT — publicado 2016-09-09T17:25:00-03:00

imagem da Administração Superior paraticipa de curso sobre o SEPresidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, o 1º Vice-Presidente, desembargador Humberto Ulhôa, e o Corregedor da Justiça do DF, José Cruz Macedo, participaram nesta sexta-feira, 9/9, do Curso Sistema Eletrônico de Informações – SEI, promovido pela Escola de Formação Judiciária - Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

O curso presencial, voltado para a Alta Administração, marcou o início dos treinamentos do SEI no âmbito do Tribunal.  O evento contou também com a participação do Diretor-Geral da Escola, desembargador George Lopes Leite, e dos juízes assistentes e servidores da Alta Administração do Tribunal.

O SEI é um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos e processos administrativos, desenvolvido pelo TRF4 e cedido sem custo ao TJDFT, mediante convênio. Com a implantação do Sistema, o TJDFT alinha-se aos mais de 90 órgãos públicos que já utilizam o Sistema com sucesso.

Segundo o Presidente, desembargador Mario Machado, tem duas palavras que demonstram a importância do SEI: "eficiência e economia", ressaltou também o grande diferencial do SEI que é a “troca do papel pelo meio eletrônico”.  Para o 2º Vice-Presidente, desembargador Humberto Ulhôa, responsável pela área de gestão documental do Tribunal, "a modernização e a inovação são os eixos da gestão da Administração do TJDFT e a implantação do SEI é um marco nesse sentido. O Sistema traz economia, transparência e agilidade aos processos administrativos".

Com a implantação do SEI, o uso no TJDFT será obrigatório em todas as atividades relacionadas à tramitação de documentos administrativos, exceto nos processos que tramitam por meio do SIPADWEB, conforme Portaria Conjunta 73/2016.

Segundo o Diretor-Geral da Escola de Formação Judiciária, desembargador George Lopes, a capacitação tem um papel fundamental na modernização do Tribunal. “Não pode acontecer modernização sem instrução. Hoje, o ponto chave é esse: desenvolver expertises, conhecimento, know-how”, enfatizou.

O  Corregedor da Justiça do DF, desembargador José Cruz Macedo, na mesma linha, destacou a implantação do sistema de processo eletrônico administrativo no Tribunal como uma quebra de paradigmas, "nós estamos muito apegados ao papel e àquelas rotinas que nós fazemos há anos (...). Agora, o sistema é eletrônico e precisa cada vez mais dessa capacitação e, sobretudo, que as pessoas concebam que é necessário entrar nessa nova etapa", afirmou.

Com intuito de formar multiplicadores do novo Sistema, na próxima semana serão abertas inscrições para cursos a distância do SEI, com tutoria, voltado para servidores indicados por gestores do Tribunal. Na sequência, serão abertos cursos a distância, sem tutoria, para todos servidores da Casa. O SEI é regulamentado no TJDFT, por meio da Portaria Conjunta nº 73, de 2 de setembro de 2016.