Fotógrafo abre temporada de exposições no Memorial TJDFT com mostra sobre os Yanomamis

por SS — publicado 2017-04-19T18:30:00-03:00

fotógrafo André RodrigoNa tarde desta quarta-feira, 19/4, data de seu 7º Aniversário, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, abriu o calendário de exposições temporárias de 2017. Em sincronia também com o Dia do Índio, o espaço recebeu a mostra de fotografias intitulada "Yanomami - Olhares ocultos”, do fotógrafo André Rodrigo. Familiares, amigos e servidores prestigiaram a abertura do evento. As obras ficarão disponíveis para visitação até 5/5.

André Rodrigo é autodidata na arte da fotografia e tem como principal referência o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Formado em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação, André atua no seguimento das artes visuais há mais de 20 anos. Atualmente trabalha na TV Brasil, sendo um dos responsáveis pela fotografia do Programa “Caminhos da Reportagem”.

A exposição “Yanomami - Olhares ocultos” é resultado de uma expedição feita em 2015, junto à FUNAI, na reserva indígena Yanomami localizada no norte da Amazônia. Seu trabalho mostra o convívio com os indígenas e seu cotidiano. Nas imagens, podem ser percebidas ideias de corpo em liberdade, a relação equilibrada com a floresta, além dos mistérios e desafios do dia a dia dos índios.

Para ampliar o potencial educativo da exposição, o fotógrafo fará uma visita guiada com acessibilidade em libras para surdos, no dia 28/4, às 12h30; e uma visita guiada aberta ao público em geral, no último dia da exposição, 5/5, no mesmo horário.

Visite o Memorial!

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.