Ministro do TCU elogia atitude colaborativa do TJDFT

por SB — publicado 2017-04-04T18:40:00-03:00

Em sessão plenária do Tribunal de Contas da União, realizada em 8/3, o Ministro Augusto Sherman pronunciou-se acerca da atitude colaborativa e de parceria do TJDFT com o TCU.

Narrou o Ministro que, no dia 24/2, recebeu em audiência solicitada pelo Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, o juiz assistente da Presidência Carlos Alberto Martins Filho, representando a Presidência do Tribunal, e do Secretário de Controle Interno do TJDFT, João Batista da Silva. Explica que, na ocasião, foi apresentado plano de ação do TJDFT voltado à implementação das recomendações do Acórdão 2743/2015 do TCU, em Fiscalização de Orientação Centralizada, enfocando a governança e gestão das aquisições logísticas realizadas no âmbito de vários entes da Administração Pública.

O Ministro lembrou que os representantes do TJDFT aproveitaram a oportunidade para tecer vários elogios às orientações contidas no Acórdão, “ensejadoras de melhorias na gestão daquele Tribunal, bem como à destacada atuação desta Corte de Contas na indução de boas práticas de governança na Administração Pública”.

Explicou o Ministro: “Tomei conhecimento de que as áreas de planejamento logístico do TJDFT estreitaram o relacionamento com a Selog (Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU), promovendo uma série de reuniões para discutir e debater as referidas orientações, visando adotá-las no seu plano de ação”. Em sua fala, o Ministro disse ter consciência de que “tanto a elaboração quanto a implementação do plano são atividades complexas, multivariáveis”. No entanto, afirmou ter a convicção de que “a iniciativa do TJDFT, de bem acolher a proposta desta Corte e de executar o trabalho em atitude colaborativa e de parceria, tende a produzir bons resultados e alçará aquele Tribunal à altura do desafio que enfrenta”.  Ressaltou que “o trabalho em parceria também é muito apropriado ao TCU, pois permite que nossos técnicos e ministros compreendam melhor as dificuldades dos gestores na implementação desses mecanismos de governança, o que contribui sobremaneira para o amadurecimento do processo”.

“Considerando que essa circunstância demonstra os bons resultados que vêm sendo colhidos da atuação deste Tribunal na sua vertente pedagógica e orientadora, faço, por meio desta comunicação, chegar os elogios recebidos aos demais membros deste Colegiado, bem como à equipe do Selog que atuou na mencionada fiscalização, na pessoa do secretário daquela unidade técnica, Dr. Frederico Goepfert Júnior”, disse o Ministro Augusto Sherman e concluiu que "merece louvor a atitude do Sr. Presidente do TJDFT e sua equipe".