TJDFT envia mais de um milhão e seiscentos dados processuais ao CNJ

por AJ — publicado 2017-04-11T19:05:00-03:00

TJDFT envia dados processuais ao CNJNa tarde desta terça-feira, 11/4, o TJDFT enviou ao CNJ dados processuais de 1.638.717 processos. Para isso, o Tribunal automatizou a extração e unificou todos dados processuais de 1ª e 2ª Instâncias em uma base de tratamento especializada e interoperável entre órgãos, baseado no padrão CNJ.

O Sistema denominado DWjuris foi desenvolvido pelo TJDFT e os dados enviados foram dos processos em tramitação e baixados a partir de 1º/1/2015, conforme previsto na Resolução nº 56.127 de maio de 2016 do CNJ. 

O evento foi considerado histórico e o Presidente do Tribunal, desembargador Mario Machado, e o Corregedor, desembargador José Cruz Macedo, fizeram questão de acionar o botão que encaminhou o grande volume de material processual diretamente ao CNJ, no próprio ambiente das equipes de TI.

O novo Sistema dá condições ao TJDFT de medir com maior segurança os novos indicadores solicitados pelo CNJ, além de subsidiar o próprio Tribunal com dados de produtividade e viabilizar o alcance de uma maior pontuação no Selo Justiça em Números.Os dados consolidados e agrupados passam por sistemáticas de correção e qualificação, tornando-se cada vez mais consistentes.

O Projeto DWJuris é uma iniciativa da Subsecretaria de Desenvolvimento de Sistemas - SUDES do TJDFT, integra o Plano de Administração do Biênio 2016-2018 e foi estruturado de forma colaborativa com diversos setores da Casa. Ele foi apresentado no 2º Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública do Tribunal de Contas da União - TCU, no mês de agosto de 2016, e no 11º Congresso de Inovação no Poder Judiciário - CONIP.

O TJDFT possui um universo de 8 milhões de processos judiciais, número que reúne todos os processos físicos e eletrônicos, arquivados e em tramitação do Tribunal. O envio de hoje, de mais de um milhão e setecentos mil processos abrangeu somente os processos previstos na resolução do CNJ e significou uma grande conquista, fato muito importante para o Tribunal do DF, destacou o Presidente, parabenizando toda equipe.