Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2017 Agosto Desembargadora Haydevalda abre exposição de pinturas no Memorial TJDFT

Desembargadora Haydevalda abre exposição de pinturas no Memorial TJDFT

por SS — publicado em 07/08/2017 18:15

Memorial TJDFT exposição ReviverNa tarde desta segunda-feira, 7/8, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu a exposição de pinturas "Reviver" da artista plástica Haydevalda, desembargadora aposentada do TJDFT. A abertura da exposição foi bastante prestigiada, inclusive pela Alta Administração da Casa. A mostra ficará disponível para visitação até 18/8.

A desembargadora Haydevalda Aparecida Sampaio nasceu em Itumbiara, Goiás, estado onde começou a carreira na magistratura, em 1970. Antes de tomar posse como Juíza de Direito Substituta do DF, em 1984, Haydevalda havia exercido o cargo de Procuradora da República do Ministério Público Federal, desde 1975. Em 1989, foi promovida ao cargo de Juíza de Direito da 2ª Vara Cível de Taguatinga; e 10 anos depois, promovida ao cargo de Desembargadora do TJDFT, com atuação na 5º Turma Cível.

Desde 2009, após aposentar-se do cargo de Desembargadora do TJDFT, Haydevalda dedicou-se às artes plásticas. “Com a aposentadoria, a vida não termina. Novos caminhos são abertos e novos dons, que estavam ocultos, surgem”, diz Haydevalda, que não se considera pintora, mas sim aprendiz da arte. Nessa exposição, a artista traz um pouco do resultado de sua prática: 20 pinturas, feitas com a técnica óleo e acrílica sobre tela. Os temas são inspirados em cenários da natureza, como paisagens, árvores e flores, em suas diversas cores e texturas.

Memorial TJDFT exposição Reviver2Estiveram presentes na abertura da exposição “Reviver”: o Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado; o 1º Vice-Presidente, desembargador Humberto Ulhôa; o 2º Vice-Presidente, desembargador José Costa Carvalho e o Corregedor da Justiça do DF, José Cruz Macedo. Desembargadores, magistrados, procuradores, servidores, familiares e amigos também prestigiaram a exposição.

Visite o Memorial!

O Memorial TJDFT está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.

ícone twitter  ícone facebook