Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do curso Maria da Penha vai à Escola

por ACS — publicado 2017-08-10T16:10:00-03:00

maria da penha vai a escolaAs inscrições para as vagas remanescentes do curso Maria da Penha vai à Escola estarão abertas até o dia 16/8, na página da EAPE, no site da Secretaria de Educação do DF. Quem já se inscreveu, pode conferir a lista de selecionados, clicando aqui.

As inscrições são destinadas a profissionais da educação, mas também profissionais que atuem com a temática da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O curso é semipresencial, sendo 45 horas na modalidade a distância e 15 horas na modalidade presencial.

O curso é resultado da parceria realizada no âmbito do Acordo Maria da Penha vai à Escola, cujos partícipes são o TJDFT, MPDFT, Secretaria de Educação do GDF, Secretaria da Mulher do GDF, Secretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes - SECRIA, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil do DF, Polícia Militar do DF, Defensoria Pública do DF, OAB/DF, Universidade de Brasília - UnB e UniCeub.

O objetivo do curso é oportunizar a formação dos profissionais da educação, bem como, dos profissionais que atuam em instituições da rede na área de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, possibilitando assim, o esclarecimento à comunidade escolar quanto aos direitos das mulheres em situação de vítimas de violência doméstica e familiar, os direitos trazidos pela Lei Maria da Penha, e, ainda, as possibilidades de encaminhamento à rede de proteção às mulheres do DF. Para tanto, o curso foi dividido em quatro módulos sobre os temas: Gênero e Violência contra a Mulher; Lei Maria da Penha; a Rede de proteção às mulheres vítimas de violência; o atendimento e encaminhamento das situações identificadas nas escolas. Participam como conteudistas do curso, profissionais da Secretaria de Educação, do TJDFT (servidores e magistrados), do MPDFT, da UnB e da Secretaria da Mulher do GDF.

Essa será a quarta edição do curso. A fim de possibilitar o acesso do maior número de pessoas às temáticas abordadas, o conteúdo do curso foi compilado no livro Maria da Penha vai à Escola, publicado e lançado pelo TJDFT no dia 30/3/2017. Para fazer o download gratuito do e-book, clique aqui.

A aula inaugural do curso faz parte da programação da VIII Semana do Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa e será realizada no dia 24/8 no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE, localizado na 907 Sul. Os alunos poderão escolher entre o turno matutino (das 8h30 às 11h30) e o turno vespertino (14h às 17h). A primeira aula abordará a temática do Gênero e a Violência contra a Mulher, e será proferida pelo Assistente Social do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT, Marcos Francisco. As demais aulas presenciais acontecerão nos dias 14/9, 5/10, 9/11 e 23/11.

Para mais informações ligue para 3901-1514  (Ângela - professora- formadora da EAPE, articuladora e tutora do curso).