Fóruns aniversariantes de julho e agosto recebem obras de arte do acervo do TJDFT

por SS — publicado 2017-08-02T17:55:00-03:00

obras doadas julho agosto MemorialO Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional do TJDFT, seguindo decisão do 1º Vice-Presidente, desembargador Humberto Ulhôa, transferiu obras de arte do acervo do Tribunal às serventias judiciais aniversariantes dos meses de julho e agosto: o Fórum Desembargador José Fernandes de Andrade, no Gama; e o Fórum Desembargador Antônio Mello Martins, em Taguatinga.

As obras estavam no Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, em razão de doações feitas ao Tribunal – como contrapartida de cada exposição de arte realizada no Espaço, conforme previsto em editais temáticos. Ao autorizar a transferência, o 1º Vice-Presidente sugeriu que cada obra fosse exposta, de preferência, no hall de entrada do respectivo fórum, de modo que possa ser usufruída pelo público em geral, indo ao encontro também do disposto na Lei Distrital 2.365/99:

"Art. 1° Todo edifício ou praça, com área igual ou superior a mil metros quadrados, em construção ou que vier a ser construído no Distrito Federal deverá conter, em lugar de destaque ou fazendo parte integrante do mesmo, obra de arte, escultura, pintura, mural ou relevo escultórico de autor preferencialmente residente no Distrito Federal."

O Fórum do Gama, inaugurado em 16/7/1976, e reinaugurado em 8/8/2001, recebeu a xilogravura Expresso 12, do artista Henrique Siqueira. O Fórum de Taguatinga, inaugurado em 1976, e reinaugurado em 22/8/1991, recebeu a fotografia Cacique e Neto, da fotógrafa Gisa Müller.

Ao longo do ano, outros fóruns vão receber obras de arte por ocasião dos respectivos aniversários de inauguração. Para saber mais sobre o acervo artístico e as exposições no Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, clique aqui e acesse a página do Centro de Memória Digital do TJDFT.