Servidora do TJDFT fala sobre o Programa Superendividados à TV Câmara

por ACS — publicado 2017-08-01T06:50:00-03:00

Servidora Andréia SiqueiraA servidora do TJDFT Andréia Oliveira de Siqueira, supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - Cejusc/Super, concedeu entrevista ao programa Participação Popular, da TV Câmara, que foi ao ar na tarde dessa segunda-feira, 31/7. Transmitido ao vivo para todo o país, o programa tratou do superendividamento da população.

De acordo com o programa, com dados da Confederação Nacional do Comércio, quase 60% das famílias brasileiras estão endividadas. Assim, a Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei PL 3.515/2015, que muda Código de Defesa do Consumidor para disciplinar a oferta de crédito e conter a "onda de endividamento da população". De acordo com o texto do PL, serão criados mecanismos de estímulo à conciliação e à educação financeira, de prevenção e tratamento de situações de superendividamento e que garantam mais transparência nas transações.

Antecipando-se ao projeto de lei, o TJDFT criou não apenas um programa de recuperação de crédito, mas um programa de recuperação da vida das pessoas. "O Tribunal entendeu que, para lidar com os conflitos entre credores e devedores, era necessário oferecer mais do que o espaço de conciliação", passando a trabalhar com "três eixos temáticos: o psicossocial, o financeiro e o jurídico", afirmou a supervisora do Cejusc/Super, Andréia Siqueira.

Segundo a servidora do TJDFT, o cidadão que esteja superendividado deve procurar o Cejusc/Super, onde será submetido a uma entrevista e, em seguida, encaminhado a uma oficina de educação financeira. Nessa oficina, a percepção de como ele chegou à situação de superendividamento é ampliada e um convite para a mudança é feito. Antes da sessão de conciliação para a renegociação das dívidas, o cidadão tem acesso a um educador financeiro e a uma psicóloga ou assistente social. "Trata-se de um olhar para o credor que quer reaver o seu crédito e para o cidadão que precisa ser reinserido, não só como consumidor, mas como cidadão na sua vida pessoal, profissional e na sua vida como família". Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Superendividados do TJDFT.

O programa da TV Câmara contou, ainda, com a participação, em estúdio, de Luiz Rabi, economista da Associação Nacional dos Birôs de Crédito e da Serasa Experian; e Beto Veiga, consultor financeiro, advogado e economista.

O programa Participação Popular será reprisado na próxima quarta-feira, 2/8, às 22h; na quinta-feira, 3/8, às 0h e às 19h; e no domingo, 6/8, às 10h, 15h e 18h. Além disso, o programa está disponível para ser assistido sob demanda no canal da TV Câmara no Youtube. Clique aqui para assistir ao programa (a entrevista com a servidora do TJDFT tem início no minuto 34:40 do vídeo).