TJDFT abre nesta terça-feira a Semana Mundial do Aleitamento Materno no DF

por ACS — publicado 2017-08-01T09:10:00-03:00

Agosto Dourado - aleitamento maternoAção no TJDFT é promovida por meio do seu Programa de Qualidade de Vida / Pró-Vida

Acontece nesta terça-feira, 1º/8, no TJDFT, a cerimônia de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Distrito Federal. Este ano, novamente, o Tribunal foi escolhido para ser a sede do evento, que será realizado às 17h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça. Essa semana dedicada ao aleitamento materno acontece, simultaneamente, em mais de 150 países, de 1º a 7 de agosto. Em 2017, o tema da Semana é "Trabalho conjunto para o bem comum". A ação marca, também, o início da campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, instituído pela Lei Federal 13.435, de 12 abril de 2017.

O “Agosto Dourado” é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação e traz o dourado confirmando o padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha pretende  intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno com a realização de palestras e eventos, além de reuniões com a comunidade. Para conferir maior visibilidade à campanha, durante todo o mês de agosto, vários espaços públicos serão iluminados com a cor dourada.

O TJDFT, em apoio a essas ações, realiza, desde 2008, inicialmente por meio do Programa de Assistência Materno Infantil - PROAMI e, agora, por meio do seu Programa de Qualidade de Vida - Pró-Vida, vinculado à Secretaria de Saúde do TJDFT, uma semana dedicada ao tema no Órgão. Ao longo desses anos, o Tribunal tem se destacado por várias palestras realizadas sobre amamentação e assuntos relacionados. O objetivo é orientar e preparar a mãe magistrada, servidora ou ocupante de cargo de natureza especial durante a gestação, além de oferecer apoio na fase de readaptação ao trabalho e permitir que as mães amamentem seus bebês durante o expediente. 

O leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que se tornem aptos a comer e digerir os alimentos sólidos. Ele contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças e ainda estimula o desenvolvimento cerebral.

Estudos comprovam que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que seis milhões de crianças por ano, conforme dados da Organização Mundial da Saúde - OMS.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno- WABA e recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento, organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.