TJDFT promove caminhada no Dia Nacional de Combate ao Fumo

por ACS — publicado 2017-08-23T14:55:00-03:00

TJDFT apoia evento Dia Nacional de Combate ao FumoNa próxima terça-feira, 29/8, o TJDFT, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Pró-Vida), realiza uma caminhada no Parque do Sudoeste, a partir das 19h30, para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e o ponto de encontro será próximo ao anfiteatro do Parque.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, com a Lei nº 7.488, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA, órgão do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo - PNCT, realiza ações de prevenção e controle do tabagismo e atua como Centro Colaborador da OMS para o controle do tabaco, sendo também o responsável pela divulgação e comemoração da data, de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela OMS.

O TJDFT realiza diversas ações com o intuito de prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar, como, por exemplo, o programa "Com Saúde, sem Tabaco", idealizado pelo Pró-Vida, que oferece palestras, nos fóruns, sobre o tema e organiza caminhadas em datas especiais, como essa do dia 29/8. O Programa também estimula a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida das pessoas.

O controle do tabagismo, que está incluído na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, é uma das maneiras mais eficazes para contribuir para a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS até 2030, que visa reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis em todo o mundo, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC.

Junte-se a nós nessa caminhada contra o tabagismo, por uma vida mais saudável!