Projeto Constelar e Conciliar completa dois anos com alto índice de acordos no Núcleo Bandeirante

por SB — publicado 2017-12-04T13:25:00-03:00

Projeto Constelar e ConciliarA Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões do Núcleo Bandeirante encerra o segundo ano de realização de Constelações Familiares com um índice de 75% de acordos nos casos em que ambas as partes compareceram às sessões. A média de acordos para os processos em que apenas uma das partes se fez presente na constelação foi de 58%. Após 13 sessões de constelação, realizadas pela voluntária Adhara Campos Vieira, foram fechados 55 acordos em processos de guarda, divórcio, inventários, alimentos e busca e apreensão de menores.

Segundo a juíza titular da serventia, Magáli Dellape Gomes, "a técnica tem se mostrado muito útil para que as partes reflitam sobre os problemas que as fizeram litigar em juízo e possam se apresentar com outra postura na ocasião das audiências de conciliação, mais abertas e dispostas ao diálogo".

Atualmente já são quatro voluntários cadastrados no Tribunal para aplicação da técnica: Adhara Campos Vieira, Miram Bastos Tavares, Luiz Antônio Berto e Vanessa Claudya Ministro. No ano de 2017, foram realizados diversos atendimentos nas Unidades de Internação e Semiliberdade para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Também foram realizadas constelações familiares nas varas de família de Taguatinga e no programa Superendividados.

A Constelação Familiar é uma oficina vivencial para a qual as partes dos processos são convidadas, mas cuja participação é completamente voluntária. A técnica ajuda a identificar conflitos escondidos por trás das demandas judiciais, por meio do esclarecimento de percepções equivocadas das relações familiares.

A medida está em consonância com a Resolução 125/2010 do CNJ, que estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Veja aqui os dados estatísticos levantados na Vara Cível, de Família de Órfãos e Sucessões do Núcleo Bandeirante.

Para saber mais sobre o Projeto Constelar e Conciliar, clique aqui.