Fórum do Guará completa três anos nesta terça-feira

por ACS — publicado 2017-02-14T07:00:00-03:00

Fórum do Guará completa 3 anos

Nesta terça-feira, 14/2, o Fórum do Guará completa três anos. Inaugurado em 2014, o Fórum atende as demandas judiciais do Guará I e II, beneficiando uma população de mais de 100 mil habitantes.

A construção teve início em 2012, com o lançamento da pedra fundamental, em terreno doado pela Terracap. A instalação em definitivo ocorreu em 09 de fevereiro de 2015, pelo Corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, que destacou à época a caminhada difícil, devido aos empecilhos encontrados para a aprovação da norma legal, que possibilitou a instalação da Circunscrição Judiciária do Guará.

A nova Casa de Justiça recebeu o nome da Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes, primeira e única mulher a exercer o cargo de Presidente e Corregedora da Justiça do DF. A magistrada, falecida em 2011, também foi servidora da Casa e Vice-Presidente, Corregedora e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, ocasião em que comandou a primeira eleição do Distrito Federal para o Senado e a Câmara Federal.

Antes da construção do Fórum Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes, o Judiciário do Guará contava apenas com os 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis e Criminais e funcionava, em um galpão junto à gráfica do TJDFT, no Guará II.

Hoje, a Circunscrição, cuja competência corresponde à Região Administrativa do Guará, é composta das seguintes unidades judiciais: Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica; Juizado Especial Cível; Vara Cível; Vara de Família e de Órfãos e Sucessões; Vara Criminal e do Tribunal do Júri.