Juiza do TJDFT fala à Rádio Nacional sobre o Projeto Constelar e Conciliar

por ACS — publicado 2017-02-10T09:00:00-03:00

projeto constelar e conciliarA juíza da Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões do Núcleo Bandeirante, Magáli Dellape Gomes, falou à Rádio Nacional, nessa quinta-feira, 9/2, sobre o Projeto Constelar e Conciliar do TJDFT, que envolve a técnica das constelações familiares para a resolução de conflitos. A entrevista foi transmitida durante o programa Tarde Nacional e pode ser conferida no site da Rádio Nacional.  

Na entrevista, a juíza ressaltou que o método incentiva as famílias a olharem para os problemas de uma forma diferente, a partir de uma dinâmica com os envolvidos. “A pessoa que foi a ‘constelada’ percebe aquilo que ela não consegue ver no dia a dia, alguma coisa que está oculta e gera o conflito”, ressalta.

Além disso, a magistrada destacou que a reação das pessoas é muito interessante quando se dão conta dos motivos geradores dos conflitos, uma vez que, às vezes, a origem do conflito é transgeracional (transmissão psíquica entre gerações). E, ao se darem conta dos motivos, tornam-se mais dispostas a solucionar o problema de forma conciliatória.

A juíza cita ainda que projeto é voluntário e atua na Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, atendendo adolescentes abandonados que vivem em abrigos; no Cejusc, atendendo o Programa Superendividados, que envolve pessoas em crises financeiras; em varas de violência doméstica e criminais e na Vara Cível de Família e de Órfãos e Sucessões do Núcleo Bandeirante.

O Projeto Constelar e Conciliar do TJDFT está em consonância com a Resolução 125/2010 do CNJ, que estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. O assunto também foi tema de matéria do jornal Correio Braziliense, publicada nessa terça-feira, 7/2.

Saiba mais

Projeto Constelar e Conciliar do TJDFT é destaque no Correio Braziliense