Projeto Constelar e Conciliar do TJDFT é destaque no Correio Braziliense

por TT — publicado 2017-02-07T10:55:00-03:00

Matéria Correio Braziliense sobre constelações familiares

O Projeto Constelar e Conciliar do TJDFT foi destaque na edição desta terça-feira, 7/2, do Correio Braziliense. Desenvolvido desde 2016 no Tribunal, o projeto utiliza o método de constelações familiares para reduzir a judicialização das divergências e incrementar a celeridade processual. Para ler a matéria, clique aqui.

A partir de conceitos da psicologia, as vivências realizadas ajudam a identificar conflitos escondidos por trás de demandas judiciais e, assim, a desenvolver soluções integradoras. Para a juíza do TJDFT, Magáli Dellape, “visualizar, em forma de uma dinâmica terapêutica, os conflitos domésticos é uma solução óbvia e eficaz”. “Muitas vezes, essas pessoas não sabem nem explicar, de forma objetiva, os próprios sentimentos. Se esses conflitos são acessados inconscientemente, fica mais fácil até para os envolvidos compreender o porquê da situação que estão vivendo”, explica a magistrada.

Segundo a voluntária Adhara Campos, “o método é baseado em conceitos como a transgeracionalidade (transmissão psíquica entre gerações) e os três níveis de consciência de Freud: o consciente, o pré-consciente e inconsciente”. A matéria cita ainda o Programa Superendividados do TJDFT, voltado para pessoas em crises financeiras, que também utiliza a técnica de constelações na resolução dos conflitos.

O Projeto Constelar e Conciliar do TJDFT está em consonância com a Resolução 125/2010 do CNJ, que estimula práticas que proporcionam tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.