TJDFT lança novo SIGOC e aprimora gerenciamento de objetos de crimes

por DM — publicado 2017-02-03T13:40:00-03:00

Lançamento SIGOCEm cerimônia concorrida realizada na manhã desta sexta-feira, 3/2, no auditório Sepúlveda Pertence, Fórum de Brasília, o TJDFT lançou o novo Sistema da Central de Guarda de Objetos de Crime – SIGOC, ferramenta que expande e aprimora o gerenciamento dos objetos de crimes que estão ou já estiveram sob a posse da Central de Guarda de Objetos de Crime – CEGOC.

O evento foi realizado com participação da Escola de Formação Judiciária - Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro e a mesa foi composta pelo Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado; pelo Corregedor da Justiça do DF, desembargador José Cruz Macedo; pelo Diretor-Geral da Escola de Formação Judiciária, desembargador George Lopes Leite; pela Coordenadora da CEGOC, juíza substituta de 2º Grau Maria Ivatônia Barbosa dos Santos; e pelos juízes assistentes da Corregedoria Luís Martius Holanda Bezerra, Caio Brucoli Sembongi, e Omar Dantas Lima.

O Corregedor da Justiça do DF, desembargador José Cruz Macedo, abriu o evento ressaltando que o novo sistema foi totalmente desenvolvido pelos setores de informática do TJDFT, SETIC/SUDES, com a colaboração da COSIST, da CEGOC, além de representantes de varas criminais, em cumprimento ao Plabi 2016-2018. Para ele, "o novo sistema é uma resposta da administração do TJDFT aos anseios dos diretores de varas criminais", que promete dar mais celeridade aos processos e a redução do acúmulo de feitos. "É um avanço para a prestação dos serviços jurisdicionais", ressaltou. Ele ainda lembrou que o SIGOC tem uma interface amigável, de fácil utilização e que vai facilitar muito o trabalho nas varas criminais.

Em seguida, a juíza Coordenadora da CEGOC, Maria Ivatônia dos Santos, apresentou dados sobre a quantidade crescente de objetos de crime apreendidos e armazenados na CEGOC, desde a sua criação oficial em 2009. Para ela, o desenvolvimento do novo SIGOC, mesmo com a contenção de gastos no Tribunal, é algo que evidencia o comprometimento da administração com a questão.

O Diretor da Escola, desembargador George Lopes Leite, falou sobre sua experiência em varas de natureza criminal e lembrou que "o TJDFT foi o pioneiro na criação de uma unidade administrativa para a guarda de objetos de crime e, hoje, deve se orgulhar pelo Sistema de Gerenciamento de Objetos de Crime – SIGOC, que tem essa característica de ser o produto do esforço coletivo daquele que é o nosso maior patrimônio: os nossos servidores".

Por fim, o Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, fez uso da palavra: "Hoje estamos reunidos para lançar um sistema moderno que vem atender às necessidades do Tribunal". Ele falou das dificuldades que o Tribunal vem passando e que, mesmo assim, conseguiu cumprir todas as metas do Conselho Nacional de Justiça - CNJ para o Poder Judiciário, no ano passado, pela primeira vez. "Nós contamos com um corpo técnico composto de servidores muito bem qualificados, de magistrados que trabalham bastante e, certamente envidaremos todos os esforços para repetir o resultado mais uma vez".

O servidor Robson Rodrigo Tenório Gonzaga, Especialista em Engenharia de Software, encerrou o evento com a apresentação da palestra "Sistema de Gerenciamento de Objetos de Crime - SIGOC - Integração com as Varas", na qual discorreu sobre o sistema e suas principais funcionalidades.